A ocupação média e os ganhos das unidades hoteleiras algarvias aumentam cerca de dez por cento em outubro de 2014, em relação ao mesmo mês do ano anterior.
A ocupação global média por quarto atingiu os 65,7 por cento, mais 9,3 pontos percentuais do que em 2013.
Esta subida foi acompanhada por uma evolução positiva dos proveitos, que aumentaram 10,7 por cento, de um ano para o outro, revelou a Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) no seu boletim mensal.
Um desempenho que segue a tendência de evolução positiva demonstrada pelo Turismo algarvio em 2014, mas a que não será alheio o Verão de São Martinho antecipado que motivou muito sol e temperaturas elevadas, na região.
A puxar os números para cima estiveram os mercados holandês (+23,9 % que em 2013), o irlandês (+22%) e o britânico (+5,8%), que enviaram mais turistas para a região no passado mês de outubro do que um ano antes. No outro lado da linha, esteve o mercado alemão, que apresentou uma descida homóloga de 2,1 por cento.
Por zonas turísticas da região, a que apresentou a maior subida foi a de Monte Gordo / VRSA, com uma subida de 11,2 por cento, seguida de Carvoeiro / Armação de Pêra (+10,4%) e Albufeira (+7,5%).
Albufeira foi, de resto, a zona com a taxa de ocupação média mais elevada (72,6%). A mais baixa ocorreu em Carvoeiro / Armação de Pêra (59,2%), apesar do aumento de turistas registado, em comparação com outubro de 2013.
Por categorias, os aldeamentos e apartamentos turísticos de 3 estrelas e os hotéis e aparthotéis de 4 estrelas foram os que apresentaram as maiores subidas nas ocupações, de 7,8% e 6,7%, respetivamente.
Os hotéis e aparthotéis de 5 estrelas registaram a ocupação mais baixa (56,3%), enquanto os de 4 estrelas registaram a mais alta (70,4%).