O Município de Odemira criou o GAPE – Grupo de Apoio Psicossocial na Emergência, com o objetivo de criar uma resposta de apoio psicológico e social imediato à população em contextos de crise e emergência ocorridas no concelho.
Este grupo tem como público-alvo a população que presenciou eventos traumáticos, acidentes ou catástrofes, incluindo os amigos e familiares dos indivíduos envolvidos em emergências. Pretende-se potenciar sinergias, competências e recursos do concelho em matéria de emergência e assegurar a continuidade do apoio psicossocial por um período máximo de um mês, sempre que não se encontrem respostas junto das entidades competentes.
A criação do GAPE resulta da necessidade, identificada pelas forças de segurança e de proteção civil do território, de um serviço que assegure o apoio psicossocial imediato a pessoas que presenciaram eventos traumáticos, da importância da intervenção no momento de crise e na prevenção do stress pós-traumático e da necessidade de capacitar técnicos para intervir.
O GAPE é um projeto de voluntariado do Município de Odemira, integrado no Serviço Municipal de Proteção Civil e no Banco Local de Voluntariado, constituído por técnicos voluntários das áreas de Psicologia e Serviço Social.
A equipa do GAPE atuará em situações de acidentes de viação, sinistralidade marítima, incêndios florestais ou urbanos que ameaçam populações, desastres naturais ou provocados que ameacem populações, suicídios ou tentativas de suicídio, acompanhamento da equipa de mergulho e noutros incidentes, como desaparecimentos, derrocadas ou aluimentos.
A atuação do GAPE estará sempre em perfeita articulação com o Serviço Municipal de Proteção Civil de Odemira e com os serviços distritais de socorro.