Até ao próximo dia 6 de fevereiro, encontram-se abertas as candidaturas ao Programa Sinergias Sociais, promovido pelo Município de Odemira e que tem um orçamento disponível no valor total de catorze mil euros.
O Programa Sinergias Sociais insere-se no âmbito do trabalho desenvolvido pela autarquia a nível da Ação Social e tem por objetivo apoiar financeiramente projetos que visem responder a necessidades identificadas no diagnóstico social e educativo do concelho de Odemira, numa lógica de envolvimento e implicação das entidades onde a parceria desempenha um papel preponderante na resposta às principais problemáticas sociais do concelho de Odemira.
Neste contexto, o Programa Sinergias Sociais destina-se a entidades que desenvolvam ou pretendam desenvolver projetos integrados de desenvolvimento comunitário, na área do concelho de Odemira.
Podem candidatar-se a este programa entidades sem fins lucrativos com ação no concelho, IPSS, ONG, Cooperativas e Associações de Desenvolvimento Local.
Os projetos apresentados deverão ser de interesse para a população e ter em conta a participação das crianças/jovens e suas famílias como agentes do seu próprio processo de mudança, de forma a capacitá-los para tomarem iniciativas e assumirem responsabilidades; o envolvimento comunitário, através dos seus recursos formais e redes formais e informais de interajuda; a parceria interinstitucional e intersectorial, proporcionando a cooperação e a abordagem multidimensional implícita à realidade das crianças/jovens em risco e comunidade; e por fim a inovação, apostando em capacidades criativas de ação, de modo a demarcar-se das respostas tradicionais.
As entidades interessadas em candidatar os seus projetos poderão fazê-lo até ao dia 6 de fevereiro. O regulamento, critérios de apreciação, ficha de candidatura e modelos se relatório encontram-se disponíveis no site do Município de Odemira em www.cm-odemira.pt