Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Uma oficina sobre o “Folar da Páscoa”, sob a orientação da doceira Leonilde Madeira, está marcada para sábado, dia 23, às 14h30, no Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria, no âmbito do ciclo de passeios e oficinas sobre os saberes-fazeres da cozinha mediterrânica “Passeios e Comeres da Dieta Mediterrânica”.

A ação, integrada na exposição “Dieta Mediterrânica- Património Cultural Milenar”, terá uma duração aproximada de duas horas e meia, destina-se a um número máximo de 15 pessoas e visa desvendar os segredos da confeção do folar. “Mel, laranja, aguardente, açúcar, ovos e farinha… mais um ou outro segredo e eis o folar da Páscoa”.

O que é a Dieta Mediterrânica? A exposição responde a esta questão dando a conhecer as suas múltiplas dimensões: o conceito de espaço cultural e de estilo de vida mediterrânico milenar, um património cultural imaterial transmitido de geração em geração e os seus aspetos sociais e religiosos, os alimentos sagrados e as suas simbologias, os produtos do mar e da terra que dão suporte a um regime alimentar de excelência reconhecido pela OMS – Organização Mundial de Saúde.

O enfoque central é o território e os múltiplos patrimónios de Tavira, os testemunhos da presença de civilizações da antiguidade, as paisagens culturais e os produtos da Ria Formosa, as produções do barrocal e da serra, as festividades e práticas culturais que fundamentam a escolha de Tavira como comunidade representativa de Portugal na Candidatura da Dieta Mediterrânica a Património Cultural Imaterial da Humanidade apresentada, em março de 2012, na sede da UNESCO.

As inscrições são obrigatórias e gratuitas devendo os interessados contactar o Serviço Educativo do Museu Municipal de Tavira, através:
E-mail: edu.museus@cm-tavira.pt
Tel: 281 320 500 (ext. 2304/2307)
Fax: 281 322 888

sulinformacao

Também poderá gostar

casadasvirtudes_070 (1)

Tavira recebe o “Corpo de Hoje”

O “Corpo de Hoje” – Festival de Artes Performativas de Tavira realiza-se de 17

Sul Informação

Figos-da-índia e areia que adoçam em vez de arranhar ganham grandes prémios da Arte Doce

Doces não faltaram, e dos mais variados tipos, mas, no final, houve alguns que

Sul Informação

Doces feitos com arte fazem crescer água na boca em Lagos

Há doces que se podem comer, outros que são para beber e até há