Olhão vai contar com um orçamento municipal de 25,2 milhões de euros, que elege como principais apostas as áreas da educação, desporto, juventude, cultura e ação social.
Em 2017, o executivo municipal terá mais 3 milhões para gerir do que no ano que agora termina, algo que, na visão do presidente da Câmara de Olhão António Pina, «espelha o equilíbrio das contas do município» e que permite «uma melhoria sustentada na gestão orçamental».
Mais dinheiro significará reforço das verbas dedicadas a diferentes serviços, como por exemplo os 300 mil euros a mais que serão afetos à manutenção de jardins e espaços verdes, no âmbito do protocolo de delegação de competências existente entre a Câmara e as Juntas de Freguesia.
No que toca a investimento prorpiamente dito, está contemplada no Orçamento Municipal a finalização de várias intervenções, nomedadmente «a requalificação da Estrada de Quelfes, o troço de 2 quilómetros na Estrada da Foupana, o Caminho do “Cimento”, Rua da Palmeira em Bias do Sul, renovação dos Parques Infantis, requalificação dos polidesportivos da Cavalinha, Associação 18 de Maio e Bairro 28 de Setembro, requalificação do Circuito de Manutenção dos Pinheiros de Marim e repavimentação da Estrada Alfandanga – Moncarapacho, sendo este financiado através do empréstimo efetuado pela autarquia», segundo a Câmara de Olhão.
Também há diversas obras em fase de elaboração de projeto, «necessárias e urgentes», cuja realização «só será possível se existir, durante o próximo ano, um crescimento das receitas fruto da venda de terrenos, e/ou a sua inclusão em projetos cofinanciados por fundos comunitários».
As obras neste lote são as novas instalações das Oficinas Municipais, Serviços Veterinários e Ambiolhão, a requalificação da EN125, a requalificação do cruzamento da Av. D. João VI com a Rua 18 de Junho e Rua Dâmaso da Encarnação, a construção de canil/gatil intermunicipal, a construção da pista de atletismo em Pechão, a ampliação/requalificação da Escola Básica nº 5, a requalificação da Escola Básica de Quelfes e a requalificação do Jardim de Infância de Pechão», acrescentou a autarquia olhanense.
No enquadramento que fez do orçamento, a Câmara de Olhão frisou que o concelho « tem crescido nas diversas áreas económicas nos últimos anos». «Muitos são os empresários que escolheram o concelho de Olhão para implementarem as suas empresas. É propósito da autarquia manter todos os apoios aos já aqui instalados e aos novos empresários que pretendam investir no concelho», assegurou.
«Agricultura, conservas, aquacultura, pescas, hotelaria e restauração são setores importantes da economia de Olhão, que o Município pretende continuar a apoiar e ajudar a expandir», concluiu a autarquia olhanense.