Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

 

2016-091-obras-quintas-gaivotas-ancoras-03Os espaços exteriores envolventes às Urbanizações Quinta das Âncoras e Quinta das Gaivotas, em Olhão, vão ser requalificados. As obras têm início nos primeiros dias de maio.

A Câmara de Olhão adianta que «o contrato de adjudicação foi assinado na semana passada e as intervenções ficarão concluídas dois meses depois do início das obras, que vão custar cerca de 150 mil euros».

O presidente da Câmara Municipal, António Miguel Pina, explica que «esta proposta de intervenção foi elaborada de forma a garantir, em grande parte, as solicitações da Associação de Moradores da Quinta das Âncoras e das Gaivotas, uma das zonas da freguesia de Quelfes que mais tinha necessidade de uma intervenção desta natureza».

Segundo a autarquia olhanense, «o projeto de execução consiste na requalificação dos espaços exteriores destas urbanizações, de forma a retificar algumas situações críticas ao nível dos pavimentos, acessibilidade viária e pedonal, bem como permitir uma continuidade de espaços verdes, garantindo um circuito de manutenção com apoio de vários equipamentos, para todas as faixas etárias e também para pessoas com mobilidade reduzida».

Na zona sul da urbanização, os terrenos vão ser nivelados e compactados para posteriormente se implementar uma zona de passeio arborizada. Será, ainda, contemplada a ampliação do raio de curvatura do passeio na Rua das Garças, de forma a criar uma melhor visibilidade e acessibilidade aos automobilistas, reduzindo a zona de conflito existente, bem como a criação de seis passadeiras para peões.

Quanto aos equipamentos desportivos, o projeto de requalificação inclui a reabilitação do campo de jogos existente, «por se encontrar bastante degradado», bem como a implementação de equipamentos para apoio ao novo circuito de manutenção.

Este equipamento disponibilizará à população um espaldar duplo, salto de barreiras, barra de flexões, um conjunto de lombares e abdominais, pontos de equilíbrio, uma ponte de equilíbrio, uma mesa de ping-pong urbano e um banco com pedais.

O mobiliário urbano vai igualmente ser renovado, bem como a vegetação, que será reabilitada e acrescentada.

O Município de Olhão acrescenta que «uma vez concluída esta intervenção, os moradores das Urbanizações Quinta das Âncoras e Quinta das Gaivotas vão poder usufruir de quatro novas áreas de relvado em zonas estratégicas: uma a norte da urbanização, de forma a ligar a zona de estadia junto das âncoras à zona de merendas e mesa de ping-pong; outra junto do campo de jogos, de forma a dar apoio a este equipamento, formando uma bancada informal; outra zona de relvado junto da área de equipamentos do circuito de manutenção e uma grande área de relvado informal a sul da urbanização, para servir de área de jogos informais, lazer ou contemplação».

Neste projeto de requalificação dos espaços exteriores da Urbanização Quinta das Âncoras e Quinta das Gaivotas foram ainda considerados trabalhos de reconstrução de parte do muro  existente junto ao ribeiro, de forma a evitar a entrada de animais abandonados na zona e, ao mesmo tempo, garantir a segurança dos usufruidores destes espaços.

A empresa que ganhou o concurso para esta intervenção foi a Franco & Ruben Construções, Lda., cujo representante, Jaime Franco, se mostrou satisfeito com o arranque das obras, sublinhando o facto de ser «um motivo de tranquilidade acrescida sabermos que estamos a trabalhar com uma autarquia cujo prazo médio de pagamento se situa nos 45 dias, nunca ultrapassando os 60 dias».

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Low Tech Groove

Low Tech Groove atuam no Cantaloupe Café de Olhão

O quarteto Low Tech Groove vai atuar no domingo, dia 7 de Janeiro, às

Sul Informação

Fado e poesia também têm lugar na programação de Agosto da Orquestra Clássica do Sul

Fado, “Clássicos Light”, música acompanhada de poesia e concertos ao ar livre cabem na

Sul Informação

Casas de habitação social em Olhão vão ter obras para receberem famílias

24 casas de habitação social do concelho de Olhão vão sofrer obras de manutenção