Alcoutim foi o local escolhido para uma aventura internacional no território. Foram cinco operadores turísticos estrangeiros que esta quinta-feira percorreram o concelho desfrutando da paisagem serrana, do Guadiana, dos trilhos pedestres e da deliciosa gastronomia e doçaria. Prometem voltar e trazer turistas. Cacela Velha, em VRSA, também recebeu a visita, com um passeio de bicicleta pelo berço da Ria Formosa.
Vieram de França, Dinamarca, Suécia e Holanda para conhecer algumas das «maravilhas» do Baixo Guadiana. Foram cinco os operadores turísticos que visitaram durante o dia de ontem a vila de Alcoutim, numa Fam Trip cuja organização é da Associação de Turismo do Algarve e da empresa Megasport, em parceria com a Câmara Municipal de Alcoutim e a Associação Odiana.
Trata-se de uma aposta demarcada na promoção internacional dos recursos endógenos do concelho, nomeadamente as paisagens serranas, o Rio Guadiana e a apetecível gastronomia e doçaria típica.
O dia começou com uma apresentação da história da vila no cais, seguida de uma visita à Casa dos Condes (biblioteca e centro de exposições da vila), depois rumo ao castelo e à afamada praia fluvial.
A visita continuou numa ótica de aventura e descoberta pelos trilhos pedestres. Foram percorridos 8 quilómetros em subida pela Ribeira dos Cadavais até a descida ao ex-líbris do território, o rio Guadiana.
A culminar, um menu gastronómico à moda serrana. A começar pelo queijo de cabra e coelho frito e para prato principal um cozido de grão. A sobremesa ficou a cargo da época festiva natalícia, com as tradicionais filhós e empanadilhas. Para digestivos o café e o habitual medronho.
Já a parte da tarde da Fam Trip deu a vislumbrar o litoral algarvio, ainda incidindo no Baixo Guadiana, com um passeio de bicicleta pela pitoresca aldeia de Cacela Velha, berço da Ria Formosa.
O passeio continuou pela tarde adentro em Santa Luzia e culminou com o por do sol na praia do Barril em Tavira.
O Baixo Guadiana continua a apostar na promoção turística e sobretudo no forte potencial dos recursos endógenos da região.
A Associação Odiana tem vindo a desenvolver uma estratégia integrada de promoção internacional do território com um leque de participação em certames, viagens organizadas para operadores internacionais e no canal de viagens e turismo online Lifecooler.