São 27 as propostas para investimentos públicos apresentadas pela população do concelho de Odemira no âmbito do processo do Orçamento Participativo de 2016.
A Câmara de Odemira explica que «as propostas serão agora submetidas a análise técnica, para posterior votação durante os meses de Outubro e Novembro. As propostas vencedoras, num montante global de 500 mil euros, serão integradas no Orçamento Municipal de 2017.
Entre as propostas apresentadas, que têm um valor máximo de 125 mil euros cada, há a criação de ecovias, requalificação de espaços verdes e de infraestruturas para fins recreativos, desportivos ou empresariais.
Segundo Município de Odemira, «a apresentação de 27 propostas demonstra o crescente interesse que este programa desperta nos odemirenses, pois representa o número mais elevado de propostas apresentavas dos últimos três anos».
Na edição deste ano foi introduzida a condição de afetar 250 mil euros para projetos promovidos nas freguesias do litoral ou com população superior a 1.500 habitantes e outros 250 mil euros para projetos promovidos nas freguesias com população inferior a 1.500 habitantes.
Entre Outubro e Novembro, todos os cidadãos com idades a partir dos 16 anos podem votar através de três formas: online (www.op.cm-odemira.pt), no Balcão Único do Município ou na Mesa de Voto Itinerante, que se deslocará às freguesias. Para incentivar a participação dos jovens, a autarquia também vai deslocar uma mesa de voto nas escolas do ensino secundário e profissional.
O Orçamento Participativo de Odemira «tem por objetivo potenciar o exercício da cidadania participada, ativa e responsável, com vista à melhoria da qualidade de vida no concelho. Lançado em 2011, o OP Odemira é um dos processos em todo o país com maior índice de participação pública e maior valor de investimento per capita», conclui o município alentejano.