Alcoutim, Faro, Lagoa, Tavira e Portimão serão palco de concertos da Orquestra do Algarve durante o próximo mês de março. De destacar mais um Concerto Promenade, em Faro e Lagoa, o prosseguimento do Ciclo de Música de Câmara em vários locais da região e o encerramento do Ciclo de Música Inglesa, na Universidade do Algarve e no Teatro Municipal de Portimão.
No primeiro sábado do mês, John Avery dirige a Orquestra do Algarve na Igreja Matriz de Giões, em Alcoutim. O reportório inclui obras de Philip Lane, William Walton, John Rutter, Percy Grainger, Felix Mendelssohn, Edward Elgar e Karl Jenkins.
No dia 6 de março terá lugar o segundo Concerto Pedagógico do Ciclo 2012, como habitualmente no Teatro das Figuras, em Faro. No período da tarde haverá novamente lugar para o projeto “A Escola recebe a OA”, em várias escolas da região.
O terceiro concerto do Ciclo de Concertos Promenade estará centrado numa família que pode ser vista ao fundo do palco, atrás de todos os naipes – a família da percussão. Os concertos, dirigidos por João Tiago Santos, estão agendados para o dia 18 de março, no Teatro das Figuras, em Faro, e no Auditório Municipal de Lagoa.
A Orquestra do Algarve apresenta-se em formato de agrupamento de música de câmara na Igreja do Carmo de Tavira e no Museu Municipal de Faro, no dia 24 de Março, e, no dia seguinte, na Igreja do Colégio, em Portimão. Os concertos estão inseridos no Ciclo de Música de Câmara e são de entrada livre.
A música inglesa volta a estar em destaque no último fim-de-semana de março, primeiro na Universidade do Algarve, a 30, e, no dia seguinte, a 31, no Teatro Municipal de Portimão – TEMPO, marcando assim o encerramento do ciclo, iniciado no passado mês de janeiro.
O reportório inclui peças de alguns dos mais prestigiados compositores britânicos, estando a direção musical a cargo de Pedro Neves, Maestro Titular da Orquestra do Algarve.