A Semana Académica da Universidade do Algarve (UAlg) encerrou de forma bem diferente do habitual, no passado domingo, com um concerto inédito, que juntou no palco do Teatro das Figuras a Orquestra de Jazz do Algarve (OJA) e a secção de cordas da Orquestra Clássica do Sul (OCS). Este espetáculo foi dedicado à «Música Americana» e o jazz foi o elemento central.
Do programa fizeram parte alguns standards deste estilo musical, de compositores como Cole Porter, Burt Bacharach e George Gershwin. As músicas imortalizadas por “crooners”, como Frank Sinatra, também estiveram presentes. O encore foi, de resto, a famosa música «I’ve Got You Under My Skin».
Esta foi a primeira vez que as duas orquestras algarvias se juntaram, neste caso dirigidas pelo diretor da OJA Hugo Alves, trompetista algarvio de renome, além de criador e maestro. Hugo Alves é, igualmente, ex-aluno da UAlg e foi o padrinho da 29ª edição da Semana Académica, que este concerto encerrou.
No domingo, não deixou passar a oportunidade pelo convite para participar no espetáculo. Esta iniciativa foi incluída pela Associação Académica da Universidade do Algarve no cartaz da SA, em colaboração estreita com a reitoria da universidade, que teve um papel determinante para que esta e outras manifestações culturais tivessem um lugar de relevo na programação da festa dos universitários algarvios de 2014.