O Grupo parlamentar «Os Verdes» questionou o governo sobre a razão que levou à diminuição do horário do Centro de Saúde de Viana do Alentejo de 12 para 6 horas diárias aos fins de semana e feriados. O partido ecologista coloca em causa a seriedade e clareza da medida que, defendem, «vai contra as necessidades da população».
Para «Os Verdes», a redução «constituiu uma “manobra” muito pouco clara e até pouco séria, na medida em que o que foi informado, designadamente à autarquia, é que esse regime vigoraria durante os meses de Julho e Agosto, por coincidir com períodos de férias de médicos».
«Ocorre que, em Setembro a Administração Regional de Saúde do Alentejo emite um ofício onde afirma que doravante aquele centro de saúde passará a funcionar, fora dos dias úteis, 6 horas diárias, a saber das 8 às 14 horas», enquadrou a deputada Heloísa Apolónia, no pedido de esclarecimentos enviado à Ministra da Saúde.
«Os Verdes» querem agora saber «quando e por quem foi tomada a decisão da redução horária do centro de saúde de Viana do Alentejo», «por que razão não foi a população ouvida, designadamente através dos órgãos autárquicos» e se o ministério considera correto que uma redução anunciada como temporária, «afinal, depois se torne definitiva».