”Os Vizinhos do Museu encontram-se” é o nome da iniciativa da Câmara de Loulé para assinalar esta sexta-feira, 28 de março, o Dia Nacional dos Centros Históricos.
A partir das 18h00, na Alcaidaria do Castelo, vai ser apresentado o filme de João Espada “Viver no Centro Histórico, o que significa?”, que pretende sensibilizar para a importância da vivência no casco medieval de Loulé.
Segue-se um momento de partilha sobre “Património Imaterial – Partilha de saberes e tradições”, com a participação dos moradores e público em geral.
“Os Vizinhos do Museu encontram-se” termina com a atuação do grupo de música tradicional Moças Nagragadas e um momento de convívio entre os participantes.
Esta atividade pretende, segundo destaca a autarquia, assinalar o Dia Nacional dos Centros Históricos, «promovendo todas as potencialidades do Centro Histórico de Loulé, um local que esteve durante anos afastado da vida social e económica da cidade mas que ganhou uma nova dinâmica com iniciativas como o Festival MED, as obras de revitalização que aí estão a decorrer e os vários negócios ligados às indústrias criativas que aqui se têm fixado».
Por outro lado, tem por objetivo «cimentar o espírito de vizinhança num dos locais nobres da cidade, quer pelo património histórico aí existente mas, fundamentalmente, pela riqueza humana».