Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Junho vai ser de festas, no concelho de Ourique. O cante alentejano, a dança, o fado e as marchas populares vão inspirar quatro iniciativas, uma por semana, até final do mês.

A primeira festa acontece já na quinta-feira, dia 7, no largo junto à Loja Gourmet, e é dedicada ao cante, que à semelhança das demais expressões artísticas escolhidas, tem «forte adesão dos cidadãos», segundo a Câmara de Ourique. Neste dia, a animação musical estará a cargo de Filomena Raposo e está agendada uma roda de cante com Pedro Mestre, José Malveiro, Jorge São Pedro, Duarte Farias, seguido de um Baile de Mastro

Segue-se, a 15 de Junho, uma festa dedicada à dança. Às 20h00, Filomena Raposo volta a garantir a música, seguindo-se, às 21h30, um espetáculo que juntará as escolas de dança  de Ourique, Almodôvar, Castro Verde, na praça Padre António Pereira. A noite volta a terminar com um Baile de Mastro, no largo junto à Loja Gourmet.

No dia 22 de Junho, a festa é do fado. A animação musical começa às 20h00, com Eliseu Brás a ser o protagonista. A partir das 21h30, há concerto com as fadistas Maria dos Santos e Ana Valadas, acompanhadas por Edgar Baleizão (viola) e Tó Rui (guitarra portuguesa). O Baile de Mastro volta a ser a forma escolhida para terminar a noite.

O programa das festas de Junho, em Ourique, termina com um evento dedicado às marchas populares. Filomena Raposo, Alice Oliveira e Jorge Batista garantem a animação musical  partir das 20h00, preparando terreno para as marchas, que saem às 21h30. No largo Padre António Pereira vão desfilar as marchas Beata (Messejana), de Almodôvar, de São Clemente e “Ourique Terra de Sol”. O público terá, ainda, uma última oportunidade de participar num Baile de Mastro.

Segundo a autarquia, estas festas, «pela sua natureza, contribuem para dar mais colorido à terra e dinamismo ao comércio local da vila de Ourique, integrando-se no esforço global do município na valorização do espaço público e na disponibilização de oferta cultural e de lazer a todo o território municipal».

sulinformacao

Também poderá gostar

Porcos_Alentejanos

Ourique acolhe seminário sobre valorização dos produtos mediterrânicos

Seminário vai juntar em Ourique os parceiros do projeto europeu REALMed
feira do porco alentejano

Está quase aí mais uma Feira do Porco Alentejano

Vão ser «três dias de afirmação do mundo rural»
presunto de parma

Região de Parma participa na Feira do Porco Alentejano

Presença de município italiano projeta certame para «um patamar de internacionalização»