O campeão português Francisco Pardal (Evil Vegeance Tour) ganhou este domingo, em S. Brás de Alportel, a última etapa da Taça de Portugal de Downhill (DHI) Vodafone, mas o vencedor do troféu foi o colega de equipa Antonio Ferreiro, 2º classificado na descida do Algarve.
Francisco Pardal dominou a corrida deste domingo em toda a linha, sendo o mais rápido na descida de qualificação, antes de fazer o mesmo na manga final, que terminou com 2m27,838s. O espanhol Antonio Ferreiro gastou mais 129 milésimos.
O terceiro classificado foi o madeirense Emanuel Pombo (Liberty Seguros/Cetelem/CicloMadeira), a 2,066s.
O júnior Vasco Bica, que chegou a S. Brás de Alportel como vencedor antecipado da Taça, não deixou de aplicar-se, sendo o mais rápido no seu escalão etário.
Diogo Pinto (RG/Centro Óptico de Fafe) foi o melhor cadete na corrida deste domingo, mas o terceiro posto de Rúben Bandeira (Movefree/Shimano) valeu-lhe a conquista da classificação geral.
Filipa Peres garantiu o triunfo na Taça feminina com a vitória desta tarde.
A corrida de masters 30 foi muito animada, permitindo a reviravolta na classificação geral.
Hélder Padilha foi claramente o mais forte, tanto na qualificação como na final, feito que lhe permitiu superar, nas contas finais do troféu, Ricardo Soares (AD Jorge Antunes), que chegara à última etapa na frente da classificação, lugar que o segundo posto de hoje não permitiu segurar.
João Estêvão (MCF/Xdream/Município de S. Brás) foi o melhor master 40, mas o colega de equipa Rui Cruz, segundo classificado, é o vencedor da Taça.
José Salgueiro (Quadra/Avalanche/Vitória de Janes) ganhou a etapa desta semana e confirmou a vitória na categoria masters 50 do troféu.
A correr em casa, a equipa do MCF/Xdream/Município de S. Brás bateu a concorrência em termos colectivos na derradeira etapa.