O património cultural do concelho de Odemira vai inspirar mais uma edição do Concurso de Fotografia da Câmara odemirense e da Sopa dos Artistas – Associação Local de Artistas Plásticos. As fotografias, que têm de ser tiradas no concelho de Odemira, podem ser entregues até 31 de Agosto.
Este concurso, cujo tema em 2018 é “Ano Europeu do Património Cultural”, visa, segundo a Câmara, «a promoção e divulgação do concelho, bem como o estímulo e desenvolvimento deste género de arte».
«Podem participar fotógrafos amadores e profissionais, com um máximo de três fotografias por concorrente, em formato digital, a cores ou preto/branco. Serão aceites trabalhos inéditos e que não tenham sido já premiados ou obtido qualquer menção honrosa noutro concurso. Não serão aceites imagens manipuladas ou fotomontagens», elencou a autarquia.
Os proponentes dos trabalhos também têm de indicar o local onde a foto foi tirada. As fotografias terão de estar em formato digital, «com um mínimo de 3000 pixels, em formato JPG, com compressão de 8 (de 0 a 12), de modo a que cada imagem não ultrapasse 5 megabites».
Para participar, os concorrentes deverão fazer o download da ficha de inscrição e declaração de cedência de direitos no site do Município de Odemira. As fotografias e respetiva documentação deverão ser enviadas para o email concurso.fotografia@cm-odemira.pt.
O vencedor do concurso receberá um prémio no valor de 500 euros, o segundo classificado receberá 250 euros e o terceiro 125 euros. Os melhores trabalhos serão reunidos em exposição, que irá estar patente na Biblioteca Municipal José Saramago, em Odemira, entre os dias 14 de Novembro e 7 de Dezembro.
Para esclarecimentos ou quaisquer dúvidas adicionais, deverá ser contactada a Divisão de Desenvolvimento Sociocultural do Município de Odemira, através do telefone 283 320 900 ou pelo email concurso.fotografia@cm-odemira.pt.