O Teatro Mascarenhas Gregório (TMG) recebe no sábado, dia 3 de novembro, a peça “O Marinheiro”, interpretada pelo Grupo de Teatro Penedo Grande. A iniciativa, inspirada na obra poética de Fernando Pessoa, tem início pelas 21h30.
Com encenação de Rui Cabrita, esta peça conta com a participação das atrizes Célia Ginó, Lisete Martins e Marta Vargas, que no palco falam – ou “velam” – sobre um marinheiro, num discurso onde é difícil discernir a morte e a vida, a ilusão ou a realidade.
“O Marinheiro”, ao condensar todas as obsessões pessoanas, representa uma das mais fascinantes e menos exploradas máscaras da produção de Fernando Pessoa. Na teatralidade da obra heterónima, esta peça ocupa um lugar único, uma vez que, de entre mais de duas dezenas de projetos teatrais, este foi o único texto que o escritor completou e editou em vida e que agora vai ser interpretado pelo Grupo Penedo Grande, um dos mais antigos grupos de teatro do Algarve.
Este grupo de S. Bartolomeu de Messines, fundado na década de 70, tem levado à cena muitos outros trabalhos quer no concelho, quer um pouco por todo o país. “A Casa da Bernarda Alba”, de Garcia Lorca, foi a sua primeira peça apresentada ao público. O Grupo Penedo Grande promove, também, encontros de poesia e ações de teatro de rua, e dispõe de uma secção de teatro infantil, com várias ações de formação na área e que contribuem para o lançamento de novos talentos e para a criação de novos públicos.
Os bilhetes para “O Marinheiro” custam 4 euros, estando à venda no Teatro Mascarenhas Gregório, no dia do evento, a partir das 21h00.
Integrando a programação do TMG irão, também, estar em cena no presente mês as peças “Mad Dogs” do grupo Angels Theatre e “O primeiro amor”, pelo grupo de Teatro A Gaveta.