A exposição de fotografia “Síria”, de Pedro Barros, com textos de Álvaro Figueiredo, inserida no VII Festival Islâmico de Mértola, vai estar patente entre 9 e 29 de Maio, no Centro de Estudos Islâmicos e do Mediterrâneo – Campo Arqueológico de Mértola.
A exposição de fotografias a preto e branco “Síria” pretende dar a conhecer um pouco da história milenar do país homónimo e da vivência das suas gentes. O autor procurou captar a grande diversidade cultural da República Árabe Síria, por onde passaram inúmeros povos, entre eles, os Babilónios, Egípcios, Hititas, Assírios, Persas, Greco-Macedónios, Romanos, Muçulmanos e Otomanos.
Através da objetiva da sua máquina fotográfica, Pedro Barros retrata um país que alberga cidades classificadas como Património Mundial, como Damasco e Aleppo, monumentos, e o modo de vida da população com os seus costumes ancestrais, onde a hospitalidade é considerada um dever sagrado.
As imagens são legendadas por pequenos textos explicativos, da autoria de Álvaro Figueiredo, especialista em Arqueologia do Próximo e Médio Oriente Antigo e Língua Árabe.