Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Pargo, polvo, raia, tamboril e congro pescados na costa de Sagres receberam, pela sua qualidade, os mais rasgados elogios dos visitantes do evento “Peixe em Lisboa 2012” que decorreu, de 12 a 22 de abril, no Pátio da Galé, no Terreiro do Paço, em Lisboa.

Um pargo com cerca oito quilos foi confecionado pelos alunos da Escola de Hotelaria de Lisboa no decorrer do show cooking, que depois foi degustado pelos visitantes que passaram por aquele espaço.

Das 19h00 às 20h00 um Chef dinamizou uma aula com um grupo de convidados, onde criou uma receita com um pargo de cerca de três quilos.

No decorrer do evento estiveram em exposição as cinco principais espécies transacionadas na Lota de Sagres: polvo, congro, raia, tamboril e pargo.

Das 10 lotas participantes na iniciativa, a convite da Docapesca de Lisboa, a de Sagres foi a que apresentou o melhor peixe. Esta Lota caracteriza-se pela quantidade e qualidade de peixe graúdo ali transacionado.

A valorização do pescado transacionado nas lotas portuguesas e mais especificamente, no âmbito do projeto CCL – Comprovativo de Compra em Lota que visa informar e sensibilizar o consumidor final, pescadores e empresários do setor, para questões relacionadas com a valorização do pescado e com a sustentabilidade da pesca e dos stocks piscícolas foram os objetivos desta iniciativa.

O peixe da Lota de Sagres é um pescado com Comprovativo de Compra em Lota (CCL), logo um produto controlado desde a sua origem até ao consumidor final que traz benefícios não só para o consumidor, como para o ambiente.

Este Comprovativo tem como objetivo a valorização qualitativa e quantitativa do pescado transacionado nas lotas do continente português e, consequentemente, a sustentabilidade e rentabilidade do Setor da Pesca em Portugal.

A iniciativa em Lisboa contou com a presença dos presidentes da Câmara Municipal de Vila do Bispo, Adelino Soares, e da Associação de Armadores de Pesca de Sagres, Jorge Rosado.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Doces feitos com arte fazem crescer água na boca em Lagos

Há doces que se podem comer, outros que são para beber e até há

Sul Informação

Salva-vidas de Sagres auxiliou veleiro belga com avaria no motor ao largo de Sagres

Um veleiro belga, com três tripulantes a bordo, teve, na passada terça-feira, 25 de

Sul Informação

Segurança nos portos de Portimão, Lagos e Sagres e necessidades dos ilhéus motivam obras

Intervenções «a pensar na segurança» nos Portos de Pesca de Portimão, Lagos e Sagres