Um pescador faleceu esta manhã, depois de ter sido evacuado, de emergência, da embarcação de pesca «Branca de Sagres» pela Marinha Portuguesa. O homem de 65 anos «apresentava fortes dores no peito» e «apesar da rápida resposta prestada pelo NRP Hidra», uma lancha de fiscalização, não sobreviveu. Na altura do alerta, o barco de pesca navegava 20 quilómetros a noroeste do Cabo de São Vicente.
Depois da avaliação do médico do INEM foi recomendada a evacuação do homem, «para um diagnóstico mais diferenciado». «Foi empenhado o NRP Hidra que se encontrava a realizar ações de fiscalização marítima nas proximidades do incidente. O pescador foi evacuado, inconsciente, às 11h52, tendo sido realizadas manobras de reanimação pelos socorristas da lancha de fiscalização, durante o trajeto até ao porto da Baleeira onde se encontrava à espera uma ambulância do INEM apoiada pela viatura médica de emergência e reanimação (VMER)», descreveu a Marinha, no seu site.
Um esforço que acabou por não produzir efeitos, já que o homem de 65 anos acabou por não resistir, tendo o óbito sido declarado «pelas 13h20, no cais do porto da Baleeira». O corpo do pescador foi posteriormente encaminhado para a morgue do Hospital de Portimão.
A operação foi coordenada pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), em articulação com o INEM – Centro de Orientação de Doentes Urgentes Mar (CODU-Mar).