Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O pianista Júlio Resende vai revisitar Amália Rodrigues num concerto que o Auditório Municipal de Olhão acolherá, no sábado, às 21h30. O músico algarvio apresentará o seu mais recente trabalho a solo «Amália por Júlio Resende», onde relembra aquela que continua a ser a figura maior do Fado.

Este será um regresso a Olhão, cidade onde o Júlio Resende cresceu e teve o primeiro contacto com a música, mas onde tocará pela primeira vez, desde que enveredou pela carreira musical. Com ele, traz as músicas imortalizadas por Amália, a sua inspiração.

«Todos os pianistas têm o sonho de realizar um disco a solo. Eu queria fazer o disco a solo mais pessoal possível. Entendo a palavra ‘solo’ como algo que tem a ver com terra, com raízes, com o chão que pisas, que habitas. Entre as minhas memórias musicais mais antigas está a voz da Amália a cantar A Casa Portuguesa ou o avassalador Estranha Forma de Vida e ela serve de símbolo para esta viagem musical», explica o músico.

 

Sobre Júlio Resende:

O pianista Júlio Resende nasceu em Faro, mas cresceu em Olhão. Aos 18 anos rumou a Lisboa, para prosseguir os seus estudos. No entanto, foi em Olhão que começou, com quatro anos, a tomar gosto pela música, em especial pelo piano.

A oferta de um pequeno piano, aos quatro anos, veio despertar o interesse do pequeno Júlio pelas teclas. Frequentou o Conservatório de Música de Faro, onde aprendeu música clássica, mas foi no jazz que conheceu a arte de improvisação musical. Em 2001, já em Lisboa e a par da licenciatura em Filosofia, aventura-se pelo mais antigo clube de jazz da Europa: o Hot Clube de Portugal.

Do jazz ao fado, conta com várias colaborações de sucesso com grandes nomes da música portuguesa: Maria João, Aldina Duarte, Elisa Rodrigues, Hélder Moutinho, António Zambujo, Ana Moura, Cristina Branco, Cuca Roseta, Marco Rodrigues.

No panorama do jazz internacional destacam-se as colaborações com Matt Penman, reconhecido contrabaixista nova-iorquino, Perico Sambeat, um dos melhores saxofonistas espanhóis de todos os tempos, John Hebert, Carlos Bica, Ole Morten Vogan ou Will Vinson, entre outros.

sulinformacao

Também poderá gostar

Janeiras em Portimão

Portimão vai cantar as Janeiras e não faltará bolo rei e jeropiga

As Janeiras vão soar na alameda da Praça da República, em Portimão, no sábado,

Órgãos Antigos a Sul José Carlos Araújo

Ciclo “Órgãos Antigos a Sul” leva música barroca francesa à Igreja do Carmo

O ciclo “Órgãos Antigos a Sul” vai ter mais uma sessão no sábado, dia

Low Tech Groove

Low Tech Groove atuam no Cantaloupe Café de Olhão

O quarteto Low Tech Groove vai atuar no domingo, dia 7 de Janeiro, às