O Plano de Urbanização da Cidade de Albufeira (PUCA) já foi aprovado na sessão da Assembleia Municipal da passada quarta-feira, dia 11 de setembro.
A aprovação do PUCA é considerada pela Câmara de Albufeira como «fundamental», uma vez que «vem fechar o ciclo de planos e ações promovidos e implementados pelo programa Polis na cidade de Albufeira, dotando o Município de instrumentos de gestão territorial que irão permitir uma gestão mais rigorosa do seu desenvolvimento urbano e respetivas dinâmicas».
O PUCA contempla um conjunto de regras que têm por objetivo promover a requalificação e valorização de Albufeira como principal centro urbano-turístico do Algarve, estruturar a cidade do ponto de vista funcional e viário, estabilizar a ocupação urbana, definir o perímetro urbano de forma una e coesa, não esquecendo a preservação e valorização dos valores ambientais, patrimoniais e arquitetónicos existentes.
No fundo, trata-se de um instrumento que, salienta a Câmara em nota de imprensa, «pensa a cidade como um todo, estruturando as suas diversas malhas, seja a nível viário, seja da estrutura dos espaços verdes, preparando as bases para um desenvolvimento compatível com uma vivência urbana de qualidade, cerceando a densificação potencialmente excessiva do espaço urbano».
«É também uma forma de pensar a cidade nas suas diversas funções, promovendo a solução de conflitos entre usos manifestamente incompatíveis, como por exemplo a animação noturna e a habitação, definindo regras específicas para áreas com características urbanísticas e de vivência completamente distintas».
O presidente da Câmara José Carlos Rolo define o Plano de Urbanização da Cidade de Albufeira «como um documento estratégico que visa potenciar melhores condições de vida, quer a residentes quer aos turistas que nos visitam. A organização do espaço urbano é fundamental para a promoção da marca Albufeira e o repensar desta questão vem colocar em lugar de evidência a cidade no seu todo».
Veja aqui o plano.