Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

LagosO Plano Diretor Municipal (PDM) de Lagos vai entrar em período de discussão pública entre os dias 15 de Janeiro e 4 de Março, ou seja, ao longo de 35 dias úteis, acaba de anunciar a Câmara de Lagos.

«Mais de 12 anos depois da Câmara Municipal de Lagos ter determinado retomar o processo de elaboração do Plano Diretor Municipal – iniciando-se a partir dessa altura (Fevereiro de 2002) todos os procedimentos conducentes à sua concretização – , este instrumento chega agora a uma das suas etapas mais marcantes, a abertura do período de Discussão Pública», salienta a autarquia.

No âmbito desta discussão pública, serão levadas a cabo duas sessões de esclarecimento, a primeira das quais a realizar no próximo dia 22 de Janeiro, às 21 horas, no Auditório do Edifício dos Paços do Concelho Séc. XXI. A segunda sessão será divulgada oportunamente.

Os documentos integrantes deste importante instrumento de ordenamento do território estão, durante o período mencionado, patentes para consulta no Edifício dos Paços do Concelho Séc. XXI.

A participação da Discussão Pública pode ainda ser levada a cabo via Internet, através do Balcão Virtual da autarquia (www.cm-lagos.com).

Durante este período, também os técnicos da Divisão de Urbanismo, Licenciamento e Fiscalização da CM Lagos darão os esclarecimentos necessários sobre os elementos do Plano Diretor Municipal.

No que diz respeito às Juntas de Freguesia, será igualmente levado a cabo este procedimento, sendo que as informações serão prestadas um dia por semana (a determinar) mediante a inscrição e o conhecimento prévio da dúvida/questão colocada.

O objetivo genérico central do PDM é «concretizar uma política de ordenamento do território segundo as orientações do Plano Regional de Ordenamento do Território do Algarve (PROTAL), bem como de outras indicações constantes nos demais planos e estudos de incidência territorial, reforçando simultaneamente a imagem do Concelho de Lagos como território inovador e competitivo, socialmente coeso e ativo cultural e cientificamente, na linha da sua tradição histórica e marítima de relação com o Mar e de sede dos Descobrimentos Portugueses».

A autarquia recorda que «foi um longo e complexo percurso até» à abertura do processo de discussão pública, antecedido «pela aprovação da Proposta de Plano (incluindo Relatório Ambiental, Proposta de Delimitação da Reserva Ecológica Nacional e Proposta de Delimitação da Reserva Agrícola Nacional), na Reunião de Câmara de 16 de Julho de 2014 e subsequentemente, na 6ª e última reunião da Comissão de Acompanhamento, realizada em 27 de Agosto de 2014, a que se seguiu ainda um conjunto de procedimentos, nomeadamente, realização de reuniões de concertação, para que o Plano chegasse à presente fase».

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Parques bio saudáveis e espaços de jogos para os jovens são propostas do Orçamento Participativo de Lagos

Criação de parques bio saudáveis, colocação de novas ilhas ecológicas, requalificação de espaços verdes

Sul Informação

Jovem motociclista de 16 anos morre junto à Escola Gil Eanes em Lagos

Um jovem de 16 anos morreu ontem em Lagos, na sequência da colisão entre

Sul Informação

20 dias para discutir Plano de Pormenor de Armação de Pêra

O período de discussão pública prévia da alteração do Plano de Pormenor de Armação