Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O Município de Monchique apresentou o seu Plano Gerontológico em Bruxelas, no dia 4 de junho, na Conferência sobre boa governança para o Envelhecimento Ativo, organizada pela Comissão Europeia, no âmbito do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e diálogo entre Gerações.

Em representação de Portugal interveio a Coordenadora das Ações do Ano Europeu para o Envelhecimento Ativo e diálogo entre Gerações, Joaquina Madeira, o Município de Monchique, pelo seu presidente Rui André, e João Manhita Pereira da Associação Âncora parceira da autarquia na elaboração deste Plano.

Esta conferência reuniu diversos países da UE com exemplos de boas práticas neste setor e promoveu a discussão de medidas a implementar no decurso deste ano, em particular, a troca de experiências sobre projetos já no terreno como é o caso do Plano Gerontológico de Monchique.
Joaquina Madeira defendeu na conferência que Monchique resolveu assumir como oportunidade um ponto fraco, no caso, o envelhecimento.

Segundo a responsável, “o trabalho que se está a desenvolver no Concelho de Monchique, corresponde a uma boa notícia para o desenvolvimento de um concelho preocupado com o Envelhecimento Ativo e diálogo entre as Gerações. Os pilares do modelo de desenvolvimento deste tipo são: O envolvimento da população; Um Plano de intervenção envolvendo os diversos parceiros; Um sistema de monitorização constante focada nos resultados”.

Segundo Joaquina Madeira, “a estratégia do Município de Monchique vem reforçada na forma como está a desenvolver o seu Plano, pois os parceiros europeus consideram-no uma boa prática suscetível de também ser replicada em outros países da Europa”.

Já para Rui André, presidente da Câmara de Monchique, “estar presente na Comissão Europeia e mostrar aos parceiros europeus o que estamos a implementar no Concelho de Monchique, para além de motivo de orgulho para todos nós, é ele também fator de visibilidade e promoção de Monchique no exterior. Não tenho dúvidas de que Monchique será mais procurado e que o mesmo será um incentivo para todos os parceiros locais de implementação desta estratégia, para além dos investidores deste setor, atuais e futuros, que possam encontrar em Monchique condições excecionais para a promoção de políticas e projetos de qualidade de vida e envelhecimento ativo, tanto no âmbito turístico como até na procura residencial”.

O Plano Gerontológico de Monchique foi apresentado em outubro de 2011 e está em fase de implementação. Segundo o município, este assume-se como uma perspetiva integradora e como ferramenta de trabalho, orientadora e promotora de uma verdadeira estratégia de desenvolvimento sustentável do Concelho.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Despiste em Marmelete faz quatro feridos

Um despiste de um automóvel, na estrada que liga Monchique a Marmelete e a

Sul Informação

Situações de incêndio na Serra de Monchique junto ao Parque da Mina «já estão resolvidas»

Os dois alertas de incêndio recebidos ao fim da manhã deste sábado na zona

Sul Informação

Incêndio em Monchique mobiliza 89 bombeiros e dois meios aéreos

Um incêndio em mato, no concelho de Monchique, que deflagrou esta tarde, às 13h02,