Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Dois homens que se dedicavam a capturar ilegalmente lingueirão com recurso a equipamento de mergulho, no canal da Fuzeta, concelho de Olhão, foram apanhados na quarta-feira, dia 4 de Outubro, pela Polícia Marítima e viram ser-lhes apreendidos os 23 quilos deste bivalve que traziam consigo.

Os dois suspeitos foram intercetados pela polícia quando estavam a desembarcar o lingueirão capturado e o material de mergulho – que também foi apreendido -, no Porto de Olhão.

«Estes elementos são suspeitos de exercerem aquela atividade de forma regular, com fins económicos», segundo a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Os bivalves foram, posteriormente, devolvidos à Ria Formosa «uma vez que não poderão ser sujeitos a consumo por se tratar de zona de apanha classificada como Classe B». «Os bivalves apanhados nesta zona são destinados a depuração, transposição ou transformação em unidade industrial», explicou a AMN.

Por terem apanhado lingueirão com equipamento de mergulho no canal da Fuzeta, os dois homens «incorrem em várias contraordenações pela prática de captura ilegal de bivalves em área proibida e com método de captura proibido».

A operação resultou de uma investigação que está em curso, que visa detetar pessoas que recorram a este tipo de equipamento para pescar ilegalmente.

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Incendiário

Incendiário detido em Serpa pela Polícia Judiciária

Detido está com pena suspensa por ter sido condenado por fogo posto
policia judiciaria

Homem de Olhão que ateou fogo na própria casa detido pela PJ

Este ano é já a sexta vez que os bombeiros de Olhão são chamados
2018-117-veiculo-protecao-socorro-armona

Olhão: Veículo inovador equipa bombeiros na Ilha da Armona

Câmara comparticipou também compra de desfibrilhador para equipar o Posto de Socorros da Cruz