Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Um auto de notícia por excesso de captura e a consequente apreensão de cerca de cinco quilos de perceves foi o resultado da operação do Comando-local da Polícia Marítima de Lagos, no passado dia 1, quando foram fiscalizados oito apanhadores de perceves.

A apanha lúdica de perceves ou melxilhão, entre outras espécies marinhas, «pode ser exercida por qualquer pessoa e não carece de licença quando realizada manualmente, não sendo nesse caso permitida a utilização de qualquer arte de pesca ou utensílio», explica a Autoridade Marítima Nacional.

Nesse caso, acrescenta, o praticante pode «ser portador de dispositivo tipo bolsa ou balde, que sirva exclusivamente para o transporte dos exemplares apanhados».

Na pesca submarina, «como equipamento de captura pode ser utilizada uma arma de caça submarina, um instrumento de mão ou de arremesso, cuja força propulsora não é devida a poder detonante resultante de substância química ou de gás artificialmente comprimido, tendo como único projétil permitido uma haste ou arpão com uma ou mais pontas», diz ainda a Autoridade Marítima.

Podem ainda ser utilizados os seguintes utensílios: faca de mariscar, puxeiro e arrelhada ou arrilhada.

«Sem prejuízo da obrigação de respeitar o limite máximo de 10 quilos, no caso da pesca apeada e embarcada, ou 15 quilos, no caso da pesca submarina, a captura máxima de mexilhão é de 3 quilos, a captura máxima de ostra é de 5 quilos, a captura máxima de amêijoa–japonesa é de 5 quilos e a captura máxima do conjunto de outros organismos além destes, que não sejam peixes ou cefalópodes, é de 2 quilos, não sendo contabilizado o exemplar maior», conclui a AMN.

sulinformacao

Também poderá gostar

fardo droga

Polícia Marítima apreende fardo com 30 quilos de haxixe na Culatra

Polícia Marítima encontrou fardo durante uma patrulha
08FEV2019_EMBARCAÇÃO FURTADA_1|08FEV2019_EMBARCAÇÃO FURTADA

Olhão: Polícia Marítima apanha ladrão de barco

Homem já estava referenciado por furto de embarcações
policia maritima berbigão

Meia tonelada de berbigão imaturo apreendida na Ria Formosa

Os bivalves foram «devolvidos de imediato, ao seu habitat natural»