Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A Igreja da Penina (Portimão) vai viver dois fins de semana de festa repletos de fé e devoção, integrados nas festas de Santo André, que contam com a participação da comunidade.

O Centro Apostólico de Santo André, situado na Igreja da Penina, na freguesia de Alvor, vai realizar as tradicionais festas em honra do seu padroeiro. As atividades recreativas e a animação musical têm papel de relevo nestes festejos, reunindo centenas de residentes e turistas, em convívio e confraternização.

Destaca-se, do programa litúrgico, as eucaristias marcadas para 6 e 13 de Agosto, às 12h00 e às 19h00 em ambos os casos.

Quanto aos arraiais começam, em todos os dias das festas, a partir das 20h00 no Largo da Igreja da Penina. Haverá a atuação dos seguintes artistas, às 21h00: Rita Melo (5 de Agosto), Emanuel Martins (6), Duo Victor & Bruno (12) e Vera Lúcia (13 de Agosto).

Além da componente religiosa, fazem parte do programa os comes e bebes e música popular para dançar, num evento em que os fundos recolhidos revertem a favor daquela igreja.

«A Festa de Santo André tem muita história e por lá já passaram grandes artistas. Os comes e bebes, as famosas e deliciosas “Filhós de Santo André” e as quermesses fazem com que a festa em honra deste padroeiro proporcione a todos grandes momentos de diversão, não faltando o pezinho de dança», salienta a Câmara de Portimão, em nota de imprensa.

As Festas em honra de Santo André tiveram início no Verão de 1992 e este ano celebram as Bodas de Prata – 25 anos. Tudo começou com um grupo de jovens que pretendia arranjar fundos para uma peregrinação a Roma (Itália), para assistirem à Beatificação de 51 Mártires Clareteanos, que acontecia a 25 de Outubro de 1992, uma vez que pertenciam à congregação dos padres da Paróquia de Alvor.

O primeiro cartaz das festas dizia “Hoje há festa!!”. A primeira festa aconteceu no Adro da Igreja com poucas pessoas, mas foi a primeira de muitas. «Ano após ano, as festas começaram a ter outra dimensão, com grande impacto no concelho, transformando-se num grande ponto de encontro de pessoas, onde o convívio, a alegria tornaram-se as palavras de ordem», recorda a autarquia.

Esta tradicional festividade, que se realiza sempre nos dois primeiros fins-de-semana de Agosto, tem entrada gratuita, é organizado pelo Centro Apostólico Santo André e conta com os apoios da Junta de Freguesia de Alvor, da Câmara Municipal de Portimão e com a Herdade do Esporão.

sulinformacao

Também poderá gostar

Janeiras em Portimão

Portimão vai cantar as Janeiras e não faltará bolo rei e jeropiga

As Janeiras vão soar na alameda da Praça da República, em Portimão, no sábado,

Sul Informação

Sábado quente coloca Algarve sob aviso amarelo

As temperaturas altas no Algarve vão manter-se no fim de semana e o distrito

Sul Informação

Nova incubadora de empresas “Startup Portimão” prestes a nascer no Autódromo do Algarve

A nova incubadora de empresas “Startup Portimão” vai abrir as portas no dia 10