O programa «A Escola e os Riscos… Preparar para Proteger!», do Serviço Municipal de Proteção Civil de Portimão, vai arrancar ainda este mês e irá trabalhar junto da população escolar áreas como a preparação para situações de emergência e aplicação de primeiros socorros.
O anúncio foi feito pelo responsável por este serviço Richard Marques, numa reunião que manteve, esta quarta-feira, com responsáveis pelas escolas do concelho.
«Em reunião de trabalho com as direções dos cinco Agrupamentos de Escolas de Portimão, o Comandante Operacional Municipal, Richard Marques, referiu que o programa vai arrancar neste mês e culminará em março próximo, contemplando a realização de exercícios à escala real em todos os estabelecimentos de ensino, os quais abrangerão um universo de mais de dez mil pessoas», revelou a Câmara de Portimão, numa nota de imprensa.
Entre as ações previstas, a autarquia destaca «as ações direcionadas aos alunos sobre o que fazer em situações de emergência, formação para os docentes e trabalhadores em primeiros socorros e utilização de meios de primeira intervenção em situação de incêndios, procedimentos de evacuação e várias atividades práticas de “mass training” em suporte básico de vida e exposições/demonstrações práticas dos diversos agentes de Proteção Civil do concelho».
Outra medida a implantar é a criação de Clubes de Proteção Civil, «enquanto unidades dinamizadoras da sensibilização e preparação das escolas para a adoção de medidas de autoproteção em situações de acidente grave ou catástrofe».