Trabalhos de manutenção e recuperação dos espaços verdes do município de Portimão, num total de 200 mil metros quadrados (20 hectares), vão começar «próximos dias», anunciou a Câmara desta cidade algarvia.
Urbanização Quinta das Oliveiras, Urbanização da Bemposta, Urbanização Nurial, Urbanização Quinta da Ouriva são exemplos dos cerca de 100 locais identificados pela autarquia, na sua maior parte em zonas residenciais, para recuperar e manter espaços verdes, por um prazo de um ano.
Orçamentados em mais de 600.000 euros, estes trabalhos resultam de um concurso público internacional, iniciado em Dezembro de 2016, que, face aos valores envolvidos, teve um prazo de tramitação processual de mais de seis meses, explica a autarquia.
A Câmara de Portimão reconhece, em nota de imprensa, que «estes trabalhos são extremamente importantes, face ao estado atual da maior parte dos espaços verdes do município».
Relembra, porém, que «a partir de 2010, os contratos existentes foram rescindidos ou não foram renovados decorrido o prazo de vigência, passando o município a assegurar, com bastante dificuldade, a manutenção dos espaços verdes com recurso aos meios próprios, bastante escassos».
A autarquia portimonense acrescenta que «só foi possível lançar este concurso a partir do momento em que foi aprovado o plano de recuperação financeira da autarquia pelo Tribunal de Contas», uma vez que «até essa data a CMP esteve impedida legalmente de o fazer».
Os trabalhos em questão visam, numa primeira fase, a limpeza e recuperação dos espaços verdes, continuando depois com a manutenção das novas espécies vegetais que serão introduzidas.