O Município de Portimão e a Reciclimpa – Reciclagem de Resíduos Domésticos e Industriais vão estabelecer um protocolo para a instalação no concelho de 60 oleões, com a capacidade de 360 litros cada, durante os próximos cinco anos.
Numa primeira fase, aquele operador de gestão de resíduos habilitado a desenvolver as operações de recolha, transporte e valorização de óleos alimentares usados, colocará 20 unidades em diversos locais selecionados, seguindo-se por cada ano a instalação de mais dez oleões.
A medida permitirá ao Município de Portimão cumprir até 2015 o estipulado na legislação vigente, estando previsto que a verba a apurar seja destinada a campanhas de sensibilização ou para fins de ajuda social no concelho.
Em complemento, serão dinamizadas e promovidas campanhas de educação e sensibilização ambiental que visem orientar os diversos segmentos da população do concelho, com particular incidência para a população estudantil, para uma correcta e eficaz recolha de óleos alimentares usados.
Nesse sentido, a Reciclimpa colocará à disposição as suas instalações para visitas escolares, assim como disponibilizará um técnico para deslocações às escolas, no âmbito das acções de sensibilização promovidas pela Câmara Municipal de Portimão.