Portimão vai ser a porta de entrada do cinema indiano na Europa. Durante a deslocação de empresários portugueses e do ministro dos Negócios Estrangeiros à Índia, a Picture Portugal assinou um protocolo com a indiana Real Image que prevê a criação dos escritórios europeus da empresa em Portimão, bem como uma parceria para a produção de filmes indianos em Portugal.
A parceria entre a Real Image e a Picture Portugal foi celebrada por Luís Marreiros, presidente do Conselho de Administração da Picture Portugal, como um “passo certeiro na ligação entre o maior produtor mundial de filmes e um país de exceção pela beleza e diversidade dos seus locais de filmagem” como Portugal, no seguimento de várias viagens que visam a internacionalização do projeto e angariação de parceiros estratégicos estrangeiros.
As duas empresas celebraram um memorando de entendimento que irá permitir a Portugal ser a porta de entrada da Real Image, empresa indiana especializada no sector do cinema digital, pois os seus escritórios europeus irão ficar sediados em Portimão e ao mesmo tempo permitir a coprodução conjunta de filmes indianos em Portugal.
“Bollywood” (assim é designada a região de Mumbai onde estão os negócios do audiovisual) e a Índia em geral já são os maiores produtores de cinema do mundo, com milhares de produções de sucesso.
Este acordo visa igualmente que a Real Image concentre as relações com os seus clientes europeus no escritório português (pós-venda e apoio) bem como irá auxiliar na criação de parcerias entre produtores portugueses e indianos para a concretização de longas-metragens.
A produção de cinema no país permite gerar riqueza em épocas baixas de turismo, criando milhares de postos de trabalhos especializados e partindo da ótima localização, infraestruturas, e beleza natural, para além de diversidade que Portugal proporciona.
A Picture Portugal tem colaborado com várias entidades norte-americanas, europeias e asiáticas (indianas), que elogiam o nosso país pelas condições de alojamento e pela qualidade dos meios técnicos, capacidade de recursos humanos e pelos potenciais locais de filmagem.
Portugal consegue ter desde o deserto a castelos, zonas abertas a cidades movimentadas em poucos quilómetros, uma vantagem para qualquer produtor de cinema.
O projeto Picture Portugal foi apresentado em 2009 e teve alterações significativas no seu modelo, sendo atualmente uma iniciativa privada que pretende desenvolver a atividade audiovisual na zona de Portimão, mantendo a aposta na produção de filmes internacionais no nosso país, na construção de estúdios de cinema e pós-produção e espaço de incubação para empresas do sector criativo.
Poderá ter novidades através do site http://www.pictureportugal.com e no Facebook, em http://facebook.com/pictureportugal .