O Portimonense até esteve a perder, mas acabou por golear o Vitória de Guimarães B por 5-1 na deslocação que fez este domingo ao Minho, para jogar partida da 6ª jornada da II Liga.
Um resultado que, conjugado com o empate do Santa Clara, coloca os algarvios no 1º lugar da II Liga com 16 pontos em 18 possíveis. Ambas as equipas contam com cinco vitórias e um empate, mas a turma de Portimão leva vantagem na diferença de golos.
Apesar de só ter conseguido meter a bola na baliza na 2ª parte, o Portimonense dominou a partida do início ao fim e até podia ter saído do Estádio Afonso Henriques com um resultado mais dilatado, tal foi a quantidade de oportunidades que criou. O avançado Pires foi a grande figura do jogo, com dois golos e uma assistência (já soma 6 na corrente edição da II Liga).
Foi, de resto, ao ataque que o Portimonense entrou na partida, tendo conseguido algumas ocasiões de perigo nos primeiros 20 minutos. Ao minuto 19 os algarvios pediram penálti, por alegada falta de um vimaranense sobre Pires, mas o árbitro mandou seguir.
Pouco depois, aos 25 minutos, o Vitória havia de chegar à vantagem com um bom remate de fora da área de Hélder. O Portimonense reagiu e Paulinho falhou por pouco, ao acertar com a bola na barra aos 31 minutos. Noutras ocasiões de golo criadas antes do apito para o intervalo, foi o guarda-redes Georgemy ou a falta de pontaria a impedir o golo.
O Portimonense entrou na 2ª metade como tinha acabado a 1ª e foi para cima do adversário. Os frutos desta pressão não tardaram a fazer-se sentir. Aos 58 minutos, Amilton acertou no poste, mas na recarga não falhou.
Estava feito o 1-1 e, percebeu-se depressa, aberta uma autoestrada para a reviravolta. Esta chegou 5 minutos depois, por intermédio de Pires, que colocou os algarvios em vantagem aos 53 minutos, com uma cabeçada muito colocada, na sequência de um canto.
A goleada do Portimonense começou a desenhar-se aos 57 minutos. Pires tentou o remate, o guarda-redes vimaranense negou-lho, recuperou a bola e passou-a a Paulinho, que fez o 3-1. Nesta altura, a festa entre os 50 adeptos que apanharam boleia da SAD do Portimonense para o jogo de hoje era já rija e não parou até ao apito final.
Isto porque, apesar da vantagem confortável, o Portimonense nunca deixou de procurar o golo. E o quarto havia de surgir, com Pires a bisar aos 70 minutos. O 5-1 foi selado aos 84 minutos, por Stanley, que tinha substituído Pires há minutos.
Uma vitória categórica do Portimonense que o coloca em igualdade pontual com o Santa Clara, que havia entrado para a corrente jornada como líder isolado da II Liga. Mais do que garantir os três pontos, os algarvios fizeram um jogo de grande qualidade, o que dá boas perspetivas para o futuro.