O porto de pesca e a lota de Portimão, situados na margem esquerda do Rio Arade, no Parchal (Lagoa), estão a receber, ao longo de dois anos, 1,5 milhões de euros de investimento, anunciou a Docapesca SA, responsável pela gestão daquelas infraestruturas.
Segundo a Docapesca, que, desde Fevereiro passado é responsável pela gestão dos portos de pesca e de recreio em todo o país, no corrente ano de 2014, as entidades tuteladas pela Secretaria de Estado do Mar já investiram neste porto de pesca e na sua área de estaleiros cerca de 600 mil euros, dos quais 300 mil na estrutura de furo e fornecimento de água salgada, 200 mil nos pneus do travel-lift, 70 mil euros na reparação do piso junto aos estaleiros e cerca de 30 mil euros em manutenção.
Neste mês de Outubro, a Docapesca anuncia que vai avançar obras para tapar os buracos à entrada e na zona de acesso à lota. As intervenções já começaram, nomeadamente com a limpeza de ervas e detritos em terrenos no interior do perímetro portuário.
Para 2015, estão previstos 900 mil euros de investimento, em trabalhos a ter início logo nos primeiros meses do ano e que incluem a requalificação e melhoria da lota e cais anexo,
As informações da Docapesca SA sobre os investimentos feitos e previstos no Porto de Pesca de Portimão pretendem responder às críticas feitas por algumas das empresas comerciais e de estaleiros instaladas dentro do perímetro portuário, que não querem ver a portaria fechada, tal como o Sul Informação revelou.