Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Praia Boca do RioA praia da Boca do Rio, no litoral sul de Vila do Bispo, conta com uma Estação da Biodiversidade (EB) desde o passado dia 3 de Outubro. A sua inauguração integrou o programa do Festival de Observação de Aves de Sagres.

Com início na praia de Boca do Rio, o percurso da estação é circular e tem cerca de dois quilómetros. Após a subida pela arriba calcária, chega-se à zona dominada por matos mediterrânicos, percorrendo uma paisagem de tirar a respiração, com vista para o Atlântico, praia da Salema e Paul da Lontreira.

A fauna e flora são as características da Costa Vicentina, podendo observar-se uma elevada diversidade de plantas, aves, sem esquecer os insetos, que com paciência são fáceis de observar.

A libélula-de-nervuras-vermelhas é particularmente abundante nesta altura do ano, assim como a borboleta cauda-de-andorinha. Atenção ao caminho, porque pode encontrar o gafanhoto-de-asas-azuis ou diversas espécies de escaravelhos.

A EB da Boca do Rio é a quinta estação aberta ao público na região do Algarve, seguindo as Estações do Pico Alto (Silves), Tôr e Barranco do Velho (Loulé), e Ribeira de Alportel (São Brás de Alportel).

O Algarve encontra-se assim especialmente bem representado na rede nacional, que é constituída por 21 Estações da Biodiversidade, espalhadas um pouco por todo o país.

As Estações da Biodiversidade são percursos pedestres curtos (extensão máxima de três quilómetros), em que a informação sobre as riquezas biológicas a observar está sinalizada através de painéis colocados ao longo do caminho.

Estação de BiodiversidadeOs painéis são uma espécie de guia de campo, onde se pode consultar as imagens e comentários sobre alguns dos animais e plantas comuns.

O objetivo deste projeto é incluir os vários tipos de habitats, aumentar o conhecimento sobre a biodiversidade e promover a participação dos cidadãos na inventariação da nossa fauna e flora.

Assim, qualquer pessoa, independentemente da profissão e idade, pode dirigir-se a uma EB perto de si, observar a biodiversidade, identificá-la com a ajuda dos painéis informativos, registá-la através de fotografias e partilhá-la com a comunidade científica, ajudando assim a aumentar o conhecimento sobre a biodiversidade do nosso país.

A Rede de Estações da Biodiversidade teve início num projeto do Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal, financiado pelo EEA Grants.

Atualmente as entidades responsáveis pelas estações são, além do Tagis, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência e o Centro de Biologia Ambiental da Universidade de Lisboa.

A Estação da Biodiversidade da Boca do Rio conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Bispo, especialmente na divulgação e dinamização de atividades de educação ambiental ou turismo da natureza relacionadas com a mesma.

Mais informações sobre a Rede de Estações da Biodiversidade em https://ptpt.
facebook.com/EstacoesDaBiodiversidade.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Sítio arqueológico de Vale de Boi mostra os seus tesouros em novo Dia Aberto

A Jazida Arqueológica Paleolítica de Vale Boi, em Vila do Bispo, volta a abrir

Sul Informação

Festival de Observação de Aves de Sagres recebe Menção de Mérito em concurso nacional

O Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza de Sagres recebeu uma

Sul Informação

Polícia Marítima de Lagos inspeciona 10 escolas de surf

O Comando-local da Polícia Marítima de Lagos realizou, no dia 21 de Junho, uma