Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A praia da Marina de Portimão, no interior do estuário do Rio Arade, foi hoje «desaconselhada a banhos» pela delegação regional da Agência Portuguesa do Ambiente, tendo por isso sido hasteada a bandeira amarela nesta zona balnear.

A medida foi tomada «por volta da hora de almoço», confirmou o comandante do Porto de Portimão ao Sul Informação, depois de conhecidos os resultados das análises periódicas à água balnear feitas ontem, dia 2, pela APA/ARH Algarve.

As análises indicaram que a água daquela praia estava «imprópria para o banho devido ao parâmetro microbiológico Escherichia coli», pelo que a APA/ARH desaconselhou os banhos, segundo uma comunicação daquele organismo enviada hoje de manhã a diversas entidades, como a Autoridade Marítima, a Câmara de Portimão, a Delegada Regional de Saúde, entre outras.

A bandeira amarela será mantida enquanto a água do mar naquele local não estiver de acordo com os parâmetros necessários, tendo a APA repetido hoje as análises, cujos resultados deverão ser conhecidos amanhã de manhã, o que levará a uma reavaliação da situação.

Entretanto, o Sul Informação apurou que esta situação não afeta as outras praias situadas dentro do estuário do Arade, no lado de Lagoa, nomeadamente as praias Grande e do Pintadinho, em Ferragudo, nem sequer as praias situadas fora do estuário, como a da Rocha.

As entidades estão também a tentar perceber qual a origem da poluição microbiológica que levou a esta má qualidade da água, uma vez que não é suposto haver esgoto a ser descarregado diretamente no estuário.

A situação, tanto quanto foi possível apurar junto de várias fontes, nada tem a ver com o funcionamento da ETAR da Companheira, em Portimão. Caso contrário, não seria só esta praia a ser afetada, mas todas as outras situadas no estuário do Arade.

Mas as mesmas fontes indicam que poderá ter alguma ligação com a rutura na conduta de esgoto que atravessa a V3, junto à rotunda Simon Bolívar e à Praia do Vau, e que, na semana passada, levou ao corte daquela importante via de ligação entre a Praia da Rocha e Alvor. As obras de reparação da conduta, que ainda não estão completas, são da responsabilidade da empresa Águas do Algarve.

«Poderá ter havido uma descarga de esgoto para o estuário do Arade e, como tem estado sueste, essa carga poluente não sai do rio e concentra-se naquele canto onde está a praia da Marina», adiantou mesmo uma das fontes contactada pelo Sul Informação.

Este Verão, já é a terceira vez que praias algarvias são alvo de algum tipo de interdição, devido à qualidade da água balnear. O primeiro caso deu-se a 11 de agosto em Quarteira, na sequência de uma avaria numa ETAR, que despejou águas residuais não tratadas, o segundo foi na semana passada, na baía de Armação de Pêra, depois de a abertura forçada da barra da ribeira de Alcantarilha ter despejado no mar águas com carga poluente.

 

Atualizada às 18h22, acrescentando a informação sobre as possíveis origens do problema.

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Janeiras em Portimão

Portimão vai cantar as Janeiras e não faltará bolo rei e jeropiga

As Janeiras vão soar na alameda da Praça da República, em Portimão, no sábado,

Sul Informação

Sábado quente coloca Algarve sob aviso amarelo

As temperaturas altas no Algarve vão manter-se no fim de semana e o distrito

Sul Informação

Nova incubadora de empresas “Startup Portimão” prestes a nascer no Autódromo do Algarve

A nova incubadora de empresas “Startup Portimão” vai abrir as portas no dia 10