Já faz parte das tradições de natal de Vila Real de Santo António há 15 anos e, em 2017, terá quase 5 mil figuras, um número recorde. O Presépio Gigante de VRSA pode ser visitado já a partir de amanhã, sábado, dia 1 de Dezembro, às 18h00, no Centro Cultural António Aleixo.
A partir de domingo, e até ao dia 7 de Janeiro, o presépio pode ser visitado, diariamente, entre as 10h00 e as 13h00 e entre as 14h30 e as 19h00, excepto a 1 de Janeiro, em que o horário é das 14h30 às 19h00. A entrada custa 50 cêntimos, verba que reverte a favor do Centro de Acolhimento Temporário «Gente Pequena» da Santa Casa da Misericórdia de VRSA.
Esta representação do nascimento de Jesus contará «com muitas novidades», na sua 15ª edição, segundo a Câmara vila-realense. Entre elas estão «muitas peças novas, onde se destaca a recriação do obelisco da cidade de VRSA ou as antigas cabanas da praia de Monte Gordo. A reconstituição de muitos episódios cristãos e pagãos associados à quadra natalícia são outros dos atrativos».
Este «é um dos maiores presépios do país e o maior do Algarve» e integra na sua construção «mais de 20 toneladas de areia, 4 toneladas de pó de pedra e 2500 quilos de cortiça».
A estrutura em si ocupa uma área de 220 metros quadrados, tendo em conta o elevado número de figuras. O presépio também terá «160 metros quadrados de musgo e uma gigante base de suporte onde se localiza a área técnica da estrutura o que permite, por exemplo, o funcionamento dos lagos, a iluminação das casas e os efeitos cénicos».
«Para dar vida a este presépio foram necessários mais de 40 dias e 2500 horas de trabalho. Os preparativos começaram há quase um ano, com a construção das centenas de figuras e adereços, tudo feito nas instalações da autarquia», revelou a Câmara de VRSA.
O Presépio Gigante de VRSA tem a assinatura de Augusto Rosa e Teresa Marques, ambos funcionários autárquicos, que contaram com a colaboração de Joaquim Soares, Telmo Crispim, João Gomes e «muitos outros voluntários que se juntaram ao projeto».
«Ao longo dos anos, o presépio gigante tem ganho notoriedade dentro e fora do país. Além de ser um dos eventos mais carismáticos da quadra natalícia no Algarve, é já uma referência internacional, a avaliar pela quantidade de visitantes espanhóis e de turistas holandeses, alemães, franceses e britânicos», concluiu a Câmara.