Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Um presépio tradicional algarvio , mas também outro de ambiente medieval, com figuras em tamanho natural, vão poder ser vistos e apreciados, no concelho de Loulé, durante a época de Natal. 

À semelhança de anos anteriores, de 11 de Dezembro a 6 de Janeiro, no Pólo Museológico da Cozinha Tradicional, na Alcaidaria do Castelo, estará patente um presépio tradicional algarvio.

Armado em escadaria, com o Menino Jesus em pé, no alto e ao centro, rodeado de searinhas, laranjas e flores, este presépio é uma das mais importantes tradições da região durante esta quadra. Este presépio é montado todos os anos pelas técnicas do Museu Municipal e o Menino Jesus exposto é de um particular que cede a peça para ser colocada no trono. O horário de visita é de terça a sexta-feira, das 9h30 às 17h30, e aos sábados, das 9h30 às 16h00.

Também no coração da Zona Histórica de Loulé, o pediatra e artista Francisco José apresenta, na Ermida de Nossa Senhora da Conceição, um presépio da sua autoria. Trata-se de uma recriação de um presépio em ambiente medieval, com figuras em tamanho natural.

Francisco José Correia Andrade de Sousa, natural de Loulé, nasceu no dia 6 de Julho de 1955. É médico pediatra de profissão, mas tem na escultura uma das suas atividades preferidas, sem qualquer formação artística, e diverte-se trabalhando o barro (ou qualquer massa moldável) e a madeira.

O presépio pode ser visto no seguinte horário: terça a sexta-feira, das 9h30 às 17h30, e ao sábado, das 9h30 às 16h00.

Já o VI Roteiro de Presépios de Alte inaugura a 8 de Dezembro, às 14h00, e terá como ponto de encontro o Largo José Cavaco Vieira.

Numa organização da Câmara de Loulé, Junta de Freguesia, Paróquia, instituições e população de Alte, esta exposição ao ar livre vai estar patente ao público nas ruas da aldeia de Alte e em alguns lugares da freguesia como Montinho, Sarnadas, Azinhal e Águas Frias, até ao Dia de Reis.

«Esta iniciativa pretende tornar Alte numa galeria de arte popular e religiosa, recuperando as tradições do Natal de realização de presépios em locais com visibilidade pública. A mostra pretende recuperar o simbolismo do presépio e a memória das tradições populares do Natal, estimulando a criatividade, a originalidade e a solidariedade dos altenses que se unem para dar um colorido diferente e aquecerem Alte nesta época festiva», diz a Câmara de Loulé.

No dia da inauguração deste Roteiro, das 10h00 às 15h00, haverá um Mercadinho de Natal com artesanato e produtos locais e o Mercado da Pulga (velharias). O grupo Coral Infantil de Loulé irá atuar às 14h00. A inauguração do Roteiro conta com uma visita aos presépios pelas ruas da aldeia (guiada pelos alunos do 3º ano do curso de Técnico de Turismo da Escola Profissional Cândido Guerreiro) e pela freguesia (com o desfile de Pais Natal, pelo Grupo Motard Aracnídeos), com apontamentos musicais do Grupo de Amigos de Alte.

Todas estas iniciativas são de entrada livre.

sulinformacao

Também poderá gostar

passeio das duas segunda fase ato de consignacao (3)|passeio das duas segunda fase ato de consignacao (2)|passeio das duas segunda fase ato de consignacao (1)

Passeio das Dunas chega a Vilamoura

Empreitada custa 2,6 milhões de euros
sdr

Loulé sensibiliza população para a prevenção de incêndios rurais

A legislação obriga a que os trabalhos de gestão de combustível devam decorrer até
passeio-das-dunas-7

Vai arrancar a segunda fase do Passeio das Dunas entre Quarteira e Vilamoura

Esta intervenção terá um prazo de execução de 420 dias