Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Os representantes máximos da Câmara e da Assembleia Municipal de Albufeira reuniram, no passado dia 28 de dezembro, parte da comunidade albufeirense para manifestar os votos de um bom ano de 2012 e agradecer a todas as forças vivas o trabalho que tem sido desenvolvido no município.

Desidério Silva aproveitou a ocasião para salientar o empenho levado a cabo pelas associações, empresários, comerciantes, forças de segurança e Juntas de Freguesia do concelho, em prol do desenvolvimento de Albufeira.

Já Carlos Silva e Sousa evidenciou a necessidade de se reunirem esforços para vencer as adversidades que se adivinham. “2012 não vai ser um ano fácil, por isso que temos que ter audácia, esperança e coragem para ultrapassarmos a crise. Através das várias ações de solidariedade e do forte associativismo que se vive no concelho, a comunidade de Albufeira tem demonstrado ser um exemplo de coesão e unidade, essenciais para enfrentar o futuro”, referiu.

A cerimónia, que contou com a atuação do Coro da Câmara Municipal, serviu também para fazer um balanço do ano que está a terminar e apresentar algumas das perspetivas futuras. “Apesar de 2011 ter sido um ano difícil no contexto nacional e autárquico, levámos a cabo várias intervenções e investimentos. Em 2012, as dificuldades irão manter-se, mas tencionamos assumir os compromissos que já estão no terreno e continuar a trabalhar com rigor, exigência e total disponibilidade para ouvir e resolver o problema das pessoas”, frisou o edil de Albufeira.

A abrir o discurso, Desidério Silva sublinhou que “Albufeira é um município com caraterísticas especiais no contexto nacional, face à sua importância turística. Continuaremos a pressionar o Governo para proceder à alteração da lei das finanças locais, para que municípios como o nosso tenham outra forma de financiamento, de acordo com a riqueza que produzem”. O presidente da Câmara albufeirense fez questão de manifestar o seu desacordo com a reforma que pretende eliminar as Juntas de Freguesia de Olhos de Água e Guia: “Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para contrariar essa ideia”, garantiu.

A requalificação do Espaço Público foi uma das áreas em destaque e que continuará a ser tida em conta no novo ano. Intervenções como a requalificação do principal acesso à cidade ou do Túnel de Águas Pluviais de Albufeira, e a ligação dos sistemas de saneamento de Vale da Ursa e Canais marcaram 2011. Desidério Silva salientou a importância do início da construção do novo acesso a Albufeira pela Via do Infante, uma empreitada assegurada pelo Governo Central, que o autarca diz ter garantias de “ir para a frente”.

A criação do Gabinete de Reabilitação Urbana de Albufeira (GRUA), veio permitir o desenvolvimento de inúmeras iniciativas com o intuito de valorizar o património e a sua reabilitação. A zona do Centro Antigo e de Montechoro estão a ser alvo de um projeto de requalificação urbana que terá continuidade em 2012.

Em matéria de Educação, o concelho assistiu ao início da construção da EB 1,2,3 da Guia e Pavilhão Desportivo, e ao desenvolvimento de diversos projetos educativos direcionados às crianças e jovens. O melhoramento das acessibilidades nas escolas para pessoas com deficiências tem sido um objetivo permanente e que irá continuar a ser contemplado em 2012.

Quanto à Cultura, tem-se apostado num reforço do papel da Biblioteca Municipal, das Galerias de Arte e respetivas exposições. A inauguração do Museu do Acordeão, em Paderne, foi um dos momentos relevantes de 2011. Para o novo ano, dar-se-á continuidade ao projeto do Museu do Barrocal, com assinatura de Siza Vieira, assim como à aposta na organização de eventos culturais de qualidade.

Em termos de Desporto, a autarquia reforçou a formação e participação da juventude nos espaços desportivos do concelho e as parcerias com clubes e associações nas diferentes modalidades.

No Turismo, o município tem procurado consolidar a aposta em Espanha, nomeadamente em Andaluzia, Estremadura e Galiza. “Marcámos presença nas principais feiras de turismo nacionais e internacionais e procurámos estabelecer contatos com novos operadores e agentes de viagens que nos permitam continuar a valorizar Albufeira”, referiu Desidério Silva. A celebração de um protocolo de colaboração com o município de Badajoz abriu mais uma porta para a promoção do concelho além-fronteiras.

Nas questões do Ambiente, Albufeira voltou a liderar, conquistando o maior número de galardões ambientais a nível nacional: 20 Bandeiras Azuis, 18 praias com água de ‘Qualidade de Ouro’, 13 Bandeiras ‘Praia Acessível’, 9 zonas balneares com distinção ‘Praia Saudável’ e uma Bandeira ‘ECO XXI’.

Na área da Ação Social, o município continua a ajudar mais de duas centenas de famílias do concelho através do apoio ao arrendamento e a estratos sociais desfavorecidos. A abertura da Cantina Social, que permite prestar apoio alimentar aos munícipes mais carenciados, foi outra das apostas que marcaram 2011. É intenção da autarquia continuar a apoiar as IPSS e dar continuidade aos programas de apoio aos mais desfavorecidos, como é o caso da Teleassistência a idosos ou Bolsas de Estudo.

As questões relacionadas com a Segurança e Saúde, que levaram Desidério Silva a reunir com o Poder Central, também mereceram uma preocupação permanente por parte do executivo e irão continuar em evidência no novo ano.

A encerrar os discursos, Desidério Silva e Carlos Silva e Sousa deixaram votos de prosperidade para 2012 a todos os presentes.

sulinformacao

Também poderá gostar

Paderne Medieval 2017 Video Nilton

A «acolhedora aldeia» de Paderne voltou à época medieval

A aldeia de Paderne, em Albufeira, voltou à época medieval entre 29 de Dezembro

Sul Informação

Albufeira celebra Nossa Senhora da Orada com procissão no mar e bênção aos pescadores

As festas em honra de Nossa Senhora da Orada, em Albufeira, até já começaram,

Sul Informação

Azulejos tradicionais substituem números de polícia em casas da zona antiga de Albufeira

73 novos azulejos tradicionais vão, até ao final de Setembro, substituir os números de