Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O executivo da Câmara Municipal de Lagoa (Açores) apresentou cumprimentos ao novo executivo da Câmara de Lagoa (Algarve) e anunciou o regresso da tradicional festa religiosa do “Divino Espírito Santo”.

No âmbito do protocolo da geminação entre os Municípios de Lagoa (Algarve) e Lagoa (Açores), assinado a 19 de janeiro de 2008, – e no sentido de estreitar relações entre os dois Municípios, com vista ao aumento da cooperação e troca de experiências na gestão e modernização administrativa, tendo em vista a exigível e constante melhoria e simplificação da prestação dos serviços às populações – o Francisco Martins, presidente da Câmara algarvia, e restante executivo receberam uma delegação da sua congénere açoriana, composta pelo presidente João Ferreira Ponte, sua chefe de Gabinete Maria Odete Cabral e adjunta Verónica Almeida.

A reunião de trabalho decorreu no edifício da Câmara Municipal de Lagoa, onde a delegação açoriana apresentou cumprimentos, neste primeiro contacto com o novo executivo da Câmara algarvia.

Numa troca de impressões políticas e administrativas, foi passado em revista o historial da geminação, assim como, em perspetivas futuras, se conversou sobre a possibilidade de diversos intercâmbios e troca de ideias a todos os âmbitos, nomeadamente nas áreas das competências que cabem ao Poder Local, que não podem desvirtuar a defesa dos cidadãos, especialmente nas áreas económica, cultural, social, política e tantas outras.

O edil açoriano João Ferreira da Ponte, além de ter convidado Francisco Martins e o seu executivo a visitarem os Açores, falou sobre a possibilidade trazer de volta a Lagoa (Algarve) – provavelmente a 8 de junho (data a confirmar), a tradicional festa do Divino Espírito Santo.

A festa decorre nos Açores, este ano, nos dias 27, 28 e 29 de junho, em colaboração com a paróquia de Nossa Senhora dos Anjos e a junta de freguesia de Água de Pau e cujas festividades terão lugar no Largo de Santiago, na vila de Água de Pau.

Trata-se de uma organização da responsabilidade da Câmara Municipal de Lagoa (Açores) que decidiu, este ano, recuperar o Império de S. Pedro há muito extinto nesta vila.

Lagoa (Açores) tem a tradição de, em parceria com várias instituições, promover Impérios do Divino Espírito Santo, como é o caso da Santa Casa da Misericórdia, Agrupamento de Escuteiros do Cabouco e Paróquia de Nossa Senhora do Rosário.

Este ano, os lagoenses algarvios vão também poder contar com a realização desta manifestação religiosa-cultural.

O objetivo desta iniciativa passa pela preservação e promoção da cultura e das tradições que fazem parte da memória coletiva do povo lagoense e dos açorianos e que contribui para definir a identidade do concelho e dos Açores naquilo que têm de mais singular como é o caso do culto ao Divino Espírito Santo, que se assume como uma devoção com grande tradição no seio daquela comunidade lagoense.

sulinformacao

Também poderá gostar

banho de mar ferragudo (4)

310 pessoas foram “ao banho” em Ferragudo

310 pessoas, um «número recorde», participaram, esta segunda-feira, 1 de Janeiro, no XII Banho

Sul Informação

Lagoa vai ter Grupo de Apoio à Pessoa Idosa

Lagoa vai ter um Grupo de Apoio à Pessoa Idosa, após decisão tomada por

Sul Informação

Autoridade Marítima põe mais “olhos” na costa algarvia para aumentar segurança

Não foi preciso equipamento especial nem de última geração, nem sequer um investimento avultado,