Uma visita do presidente da Câmara Municipal de Odemira à freguesia de Sabóia está agendada para os próximos dias 2 e 3 de Janeiro, dando continuidade à iniciativa “Sentir Odemira”, um ciclo de visitas do autarca José Alberto Guerreiro a todas as vilas e aldeias do concelho.
Com esta iniciativa, o executivo pretende promover a valorização das pessoas, do seu contributo e da participação cívica.
«Pretende-se reforçar o contacto com a população, com vista à construção de um melhor concelho, com a participação de todos, registando as suas ideias, preocupações e necessidades», sublinha a autarquia em nota de imprensa.
Depois de ter passado por Santa Clara-a-Velha, S. Martinho das Amoreiras, Luzianes-Gare e Longueira/Almograve e Relíquias, está agora agendada mais uma visita do “Sentir Odemira” para a freguesia de Sabóia.
Na tarde de sexta-feira, 2 de Janeiro, serão visitadas algumas localidades da freguesia. A partir das 18h30, na Junta de Freguesia, será realizada uma reunião com empresários e entidades locais, proporcionando a discussão sobre assuntos de interesse para a freguesia.
No sábado, a partir das 9 horas, os presidentes da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Sabóia, José Alberto Guerreiro e Manuel José Pereira Guerreiro Martins, visitarão o comércio local, as obras do Lar de Idosos e a obra da proposta vencedora do OP “Requalificação do Campo de Futebol de Sabóia”, seguindo-se a vista a duas unidades de turismo rural da freguesia.
A freguesia de Sabóia tem 1152 habitantes (INE – Censos 2011) e um território com 155,4 km2. Sabóia situa-se no interior Sul do concelho de Odemira, e a sua paisagem é essencialmente serrana. É também uma das freguesias mais antigas do concelho de Odemira.
O nome de Sabóia é referido no foral de 28 de março de 1256, concedido por D. Afonso III a Odemira.
O rio Mira corre por esta freguesia, situando-se Sabóia na sua margem esquerda. Nesta freguesia, um dos locais merecedores de visita é a foz da ribeira de Sabóia, local aprazível onde a ribeira se junta às calmas e serenas águas do rio Mira.
Numa deslocação à designada Eirinha, pequena elevação perto da aldeia, pode-se obter uma panorâmica geral de Sabóia.