A autarquia de Vila Real de Santo António vai formalizar, na próxima segunda-feira, dia 30 de Janeiro, com a Fundação Real Madrid, o arranque oficial das atividades da escola desportiva de integração social do emblema madrileno nos concelhos de VRSA e Castro Marim.
O acordo será assinado em Madrid, às 13h30, no Estádio Santiago Barnabéu, pelo presidente da Câmara Municipal de VRSA Luís Gomes, e pelo presidente do Real Madrid, D. Florentino Pérez.
Na cerimónia, estará ainda presente o vice-presidente da Fundação Real Madrid D. Enrique Sánchez, bem como um jogador da equipa principal dos merengues.
Apesar de só agora o acordo ser oficializado, há vários meses que a autarquia prepara as bases para o arranque das atividades da Fundação, tendo já constituído as turmas, definido horários e estipulado metodologias de trabalho.
As tarefas estão a ser realizadas em conjunto com a autarquia de Castro Marim, uma vez que a escola sócio-desportiva é comum aos dois concelhos, razão pela qual o mapa de aulas se reparte pelos dois municípios.
Esta, que foi a primeira escola do Real Madrid a iniciar atividade, conta com cinco turmas, engloba as modalidades de Futebol e Basquetebol e envolve 135 alunos entre os 6 e os 11 anos.
As aulas decorrem nas localidades de Monte Gordo (futebol), Vila Nova de Cacela (basquete), Vila Real de Santo António (futebol e basquete) e Castro Marim (basquete).
Os 135 alunos já inscritos são coordenados por seis técnicos (quatro em VRSA e dois em Castro Marim).
A formação dos responsáveis decorreu no complexo desportivo de VRSA, em setembro, onde estiveram igualmente presentes técnicos das restantes três escolas sócio-desportivas que irão iniciar atividade no país (Vila Nova de Gaia, Manique e Funchal). A atividade foi conduzida por um formador do Real Madrid.
Um projeto social
Além da vertente motora, a escola desportiva de integração social de Vila Real de Santo António e Castro Marim da Fundação Real Madrid tem como objetivo oferecer alternativas de lazer às crianças em situações de risco, contribuindo para o desenvolvimento da sua personalidade.
Por outro lado, visa incentivar formas de vida saudáveis e incutir aos jovens sinalizados, pelas entidades parceiras, valores como solidariedade, espírito de equipa ou a promoção de valores éticos.
Pais, professores e técnicos colaboram activamente
De forma a garantir um acompanhamento integrado dos jovens, o trabalho dos formadores é desenvolvido em paralelo com os professores, centros de saúde e encarregados de educação, que serão periodicamente chamados para conhecer o percurso desenvolvido pelos seus educandos.
Além disso, as metodologias aplicadas visam premiar o mérito e têm em conta fatores como as classificações escolares, o comportamento, bem como a assiduidade dos alunos a frequentar as atividades da fundação.