A procissão no Rio Arade, com os barcos de pescadores, e não só, engalanados, transportando num deles a imagem de Nossa Senhora da Conceição, é o ponto alto das festas em honra da padroeira de Ferragudo, a 15 de Agosto.
«Cientes de que esta festa reflete a cultura e o pulsar das gentes de Ferragudo», a Junta de Freguesia salienta que não pode «deixar de efetuar todos os esforços para a sua realização, mantendo uma tradição que já perdura há décadas».
Aliás, foi por iniciativa desta autarquia que, depois de «meio século de interregno», a procissão fluvial foi reabilitada, «para abençoar aqueles que sempre viveram na sua proteção [de Nossa Senhora da Conceição], os pescadores».
O programa religioso desenvolve-se a partir do dia 12, na Igreja Matriz, no tríduo em honra de Nossa Senhora, no dia 14 com animação noturna na Angrinha, culminando no dia 15 de Agosto com a procissão e o arraial, e prolongando-se a animação para o dia 16, no mesmo local.
Mas este ano o dia 15 de Agosto, Dia da Padroeira, terá, segundo a Junta de Freguesia, «outro motivo de orgulho, pois a estação reabilitada do Salva-Vidas de Ferragudo será inaugurada, assim como a sua nova embarcação».
A cerimónia começa depois da arruada, às 10h00, que contará com altas individualidades do Estado e da Marinha Portuguesa.
A procissão, às 18 horas, será acompanhada pela Banda Filarmónica Portimonense, num percurso que começa junto ao ISN de Ferragudo, entrando aí no Rio Arade, seguirá até ao cais da Marinha e retornará para a Praia Grande, voltando a procissão a encetar o percurso terrestre junto ao salva-vidas, onde se procederá à bênção das embarcações e pescadores.
Após a bênção, a procissão desta vez seguirá pelas ruas de Ferragudo em direção ao Largo Rainha D. Leonor , seguindo o seu percurso até à Igreja.
Às 21 horas, tem lugar um grande Arraial na Praia da Angrinha, com quermesse, e a participação de vários artistas convidados para a animação.
Para a realização destas celebrações, a Comissão de Festas conta com o apoio do Município de Lagoa, Guarda Nacional Republicana de Lagoa, Bombeiros Voluntários de Lagoa, Capitania do Porto de Portimão, Instituto de Socorros a Náufragos e empresários, comerciantes, pescadores e população de Ferragudo.