A procissão do Senhor Morto vai percorrer as ruas de Olhão esta sexta-feira, a partir das 21 horas. O cortejo sai da Igreja Matriz e passa pelas principais avenidas e ruas da cidade de Olhão.
Seguindo a tradição, a procissão será encabeçada pelo “Tombinho”, onde vai o Senhor Morto, seguindo-se-lhe os andores de São João Evangelista, Santa Maria Madalena e Nossa Senhora das Dores.
A procissão de Sexta-Feira Santa é um dos momentos altos das celebrações pascais, no concelho de Olhão, e, habitualmente, «é muita participada por parte dos fiéis».
Em 2016, o cortejo será acompanhado pela Fanfarra dos Bombeiros Municipais de Olhão e pela Banda Filarmónica 1º de Janeiro de Castro Verde.
Depois de sair da Igreja Matriz, a procissão segue pelas ruas Capitão Carlos Mendonça, Miguel Bombarda, João de Deus e Teófilo Braga antes de chegar à Praça Patrão Joaquim Lopes. Depois da bênção junto aos Mercados Municipais, continua o seu trajeto na Avenida 5 de Outubro, ruas Francisco Fernandes Lopes, Carlos da Maia, João Lúcio e Vasco da Gama.
Quase no final da cerimónia, o cortejo entra na Avenida da República em sentido ascendente até ao Palácio da Justiça, descendo em direção à Igreja Matriz, onde ficará o “Tombinho” do Senhor Morto.
«A derradeira etapa do percurso é apenas feita pelos restantes andores, num percurso muito curto até á Igreja da Soledade. Esta procissão de silêncio é para os cristãos olhanenses e visitantes um momento de respeito e de fé», enquadrou a Câmara de Olhão.