Albufeira foi o destino nacional escolhido para acolher a visita do grupo europeu de coordenadores envolvido no projeto “As TIC na formação de Adultos/ Professores”. Representantes de sete países europeus foram recebidos no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Uma comitiva composta por cerca de 15 coordenadores do projeto europeu “As TIC na formação de Adultos/ Professores”, em representação dos sete países parceiros de Portugal, foi na sexta-feira recebida pelo vice-presidente do Município José Carlos Rolo.
A visita à Câmara Municipal fez parte do roteiro traçado para o quinto encontro entre os docentes e convidados, que têm realizado ações de formação em cada país membro. Espanha, Turquia, Lituânia, Roménia e Portugal foram os primeiros destinos deste grupo, que pretende aprofundar o conhecimento em relação à formação de professores para o uso das novas TIC- Tecnologias de Informação e Comunicação. Itália e Polónia serão os próximos parceiros a receber a comitiva internacional.
Albufeira foi o município português escolhido para acolher a iniciativa, coordenada a nível regional pelo Centro de Formação de Associação de Escolas dos Concelhos de Albufeira Lagoa e Silves.
“O nosso Centro de Formação concorreu a este projeto europeu em parceria com sete países. Em cada visita, estudamos temas relacionados com a temática das TIC, realizamos apresentações, procedemos à avaliação de cada trabalho, e procuramos disseminar o projeto”, explica Filomena Rua, diretora do Centro de Formação de Escolas dos Concelhos de Albufeira Lagoa e Silves.
Entre os dias 3 e 8 de outubro, os coordenadores visitaram os locais mais emblemáticos da cidade, com destaque para as praias, Centro Antigo e alguns equipamentos escolares e desportivos. “Todos eles teceram grandes elogios à gastronomia, à hospitalidade da população, à beleza das praias, ao clima e ao fado”, referiu Filomena Rua.
Durante a visita à autarquia albufeirense, José Carlos Rolo deu a conhecer as competências da Câmara Municipal ao nível da Educação, os apoios concedidos (alimentação, transportes, conservação e manutenção dos edifícios, contratação de pessoal não docente, aquisição de livros e material escolar, acompanhamento psicopedagógico dos alunos) e os projetos que desenvolve em parceria com as escolas.
“Temos procurado criar as melhores condições para a boa formação das nossas crianças e jovens, o que se traduziu num aumento significativo do parque escolar, somado a um conjunto de atividades complementares”, destacou o vice-presidente, acrescentado que “todas as salas da educação pré escolar e do 1.º ciclo do ensino básico do concelho estão equipadas com quadros interativos, aproximando os mais pequenos das TIC”.