Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

transito portimaoA maioria dos algarvios desloca-se regularmente em carro próprio, em detrimento dos transportes públicos, e o fenómeno tem-se agravado nos últimos 10 anos. Esta é uma das conclusões a que se chegou após o primeiro diagnóstico à mobilidade no Algarve, feito no âmbito do projeto de mobilidade sustentável VAMUS, cujos resultados serão apresentados na quarta-feira, a partir das 9h30, no Salão Nobre da Câmara de Albufeira.

O VAMUS – Projeto de Mobilidade Urbana Sustentável do Algarve, foi lançado em Julho pela AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve e junta mais de 50 parceiros, entre os quais as principais operadoras de transportes da região. O objetivo principal do projeto é fazer do Algarve uma região mais sustentável, ao nível dos transportes, arranjando soluções para que a população opte, cada vez mais, por usar transportes públicos ou meios não poluentes nas suas deslocações dentro do Algarve.

A primeira ação concreta realizada no âmbito deste projeto foi o lançamento do PAMUS – Plano de Mobilidade Urbana Sustentável do Algarve, cujos primeiros resultados serão divulgados na quarta-feira. E as conclusões a que se chegaram vieram confirmar que o carro é o transporte de eleição dos algarvios.

«Só na zona centro (correspondente aos concelhos de Albufeira, Loulé, Faro, São Brás de Alportel, Olhão e Tavira), aquela que no Algarve concentra maior população, o crescimento do transporte individual durante esse período ultrapassou os 38%, enquanto o transporte coletivo rodoviário registou uma quebra de cerca de 23% dos seus utilizadores. Também perderam quota, tanto nesta zona como a barlavento e a sotavento, as deslocações pedestres e de bicicleta e motociclo. Só mesmo o comboio viu crescer a quota de utilizadores (+13,9%)», revelou a AMAL.

Os técnicos que fizeram este diagnóstico à mobilidade na região vão estar presentes e revelar as conclusões a que se chegou, ficando posteriormente disponíveis para esclarecimento, no período de debate que se seguirá

A sessão irá contar, ainda, com a presença de Eduardo Feio, presidente do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, de Jorge Botelho, presidente da AMAL, e do presidente da Câmara de Albufeira Carlos Silva e Sousa.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

A EN125 já constitui «verdadeira alternativa» à Via do Infante

A EN125, no troço entre Lagos e Olhão, «já constitui verdadeira alternativa à Via

Sul Informação

Moçoilas querem dar música às histórias de vida que recolhem na serra algarvia

Há histórias de vida das gentes da serra algarvia que não são contadas em

Sul Informação

Privados tiveram prioridade, mas setor público também já começou a “ir” aos fundos do Algarve 2020

Há muitos projetos de empresas que já viram aprovada a comparticipação de fundos da