Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Rogério BacalhauO objetivo foi celebrar os mil dias de mandato já cumpridos pelo executivo municipal farense, mas daquilo que mais se falou foi do futuro de Faro.

Investimentos públicos e privados, bem como a ambição de Faro de ser Capital Europeia da Cultura em 2027 foram salientados numa sessão promovida na passada semana pelos partidos que formam a «Juntos Por Faro» (PSD, CDS, MPT, PPM e Movimento de Independentes do Montenegro), no Castelo Bar, na Vila-Adentro de Faro.

Nesta sessão, foi dada a palavra a diversas personalidades. Além do presidente da Câmara de Faro Rogério Bacalhau e do presidente do PSD/Faro e deputado Cristóvão Norte, foram convidados a falar Luís Vicente, actor, encenador e diretor da ACTA -A Companhia de Teatro do Algarve, o empresário Miguel Fernandes, proprietário da empresa Dengun, e o professor da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve Luís Coelho.

A economia foi, de resto, um dos setores em foco, já que foi dado a conhecer «o projecto que visa instalarna baixa da cidade, a curto prazo, um Pólo Tecnológico com capacidade para acolher mais de 300 trabalhadores, a situar no antigo centro comercial Atrium, na Baixa de Faro», segundo o PSD/Faro. Esta apresentação foi feita por Miguel Fernandes.

Já o professor universitário Luís Coelho revelou o resultado do estudo «Portugal City Brand Ranking 2015», da consultora independente Bloom Consulting, «que coloca Faro na 1ª posição regional, de acordo com a sua performance nas vertentes de Investimento (Negócios), Turismo (Visitar) e Talento (Viver)».

Também a cultura esteve em destaque, até porque Faro quer ser a Capital Euroepia da Cultura em 2027, naquilo que, segundo Rogério Bacalhaum, é «um projeto de longo prazo que pretende envolver todos os farenses e residente em Faro».

Uma decisão elogiada por Luís Vicente, que também salientou o apoio que a autarquia tem dado à ACTA, que inclui a concessão do Teatro Lethes para a companhia teatral se fixar.

Também houve espaço para falar de finanças, com o presidente do PSD/Faro a lembrar «o importante trabalho do executivo camarário na recuperação das contas pública». De caminho, apelou a uma maior estabilidade, tendo em conta que nenhum dos últimos 5 presidentes da Câmara foi eleito para um segundo mandato.

sulinformacao

Também poderá gostar

Órgãos Antigos a Sul José Carlos Araújo

Ciclo “Órgãos Antigos a Sul” leva música barroca francesa à Igreja do Carmo

O ciclo “Órgãos Antigos a Sul” vai ter mais uma sessão no sábado, dia

Sul Informação

Estação intermodal no Patacão e mudança da ferrovia são propostas do Plano de Mobilidade de Faro

A criação de uma espécie de estação intermodal, que integre o transporte ferroviário, rodoviário,

Sul Informação

Festa Nacional da Ginástica e Baixa Street Fest prometem «fim de semana muito forte» em Faro

A Festa Nacional da Ginástica, que começa esta sexta-feira, e que coincide com o