Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Consequências do Fogo na Serra do CaldeirãoOs projetos de intervenção social «Lara» e «Rosmaninho», lançados em São Brás de Akportel e Tavira, respetivamente, após os incêndios que assolaram estes concelhos em 2012, vão ser encerrados no seminário «Em-Serra», iniciativa que decorrerá na sexta-feira, às 17 horas, no Cineteatro de São Brás de Alportel.

Este último ato dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS), celebrados entre o Instituto da Segurança Social e entidades locais para ajudar a colmatar os efeitos sociais dos incêndios, servirá para fazer o balanço do que foi feito, nos últimos dois anos, no âmbito das duas iniciativas.

Estes projetos atuaram em diferentes frentes, dando prioridade à reabilitação das habitações ardidas, numa intervenção que permitiu recuperar cinco casas em Tavira e 16 em São Brás de Alportel, o que motivou um investimento total de aproximadamente 700 mil euros.

Além destas intervenções, o «Lara» e o «Rosmaninho» proporcionaram apoio psicológico e social junto das pessoas e das famílias afetadas pelos incêndios e desenvolveram atividades de valorização da identidade local, estimulando «o sentido comunitário destas populações».
Simultaneamente foram realizadas diversas ações de promoção do empreendedorismo e dinamizadas diversas sessões de capacitação e de informação à população.

«Hoje, o cenário apresenta-se mais positivo, mais otimista, embora se reconheça que naturalmente não se conseguem resolver todos os problemas causados pelos incêndios através da intervenção social», ilustrou, numa nota de imprensa, a Câmara de São Brás de Alportel.

O Seminário irá contar com a presença da diretor do Centro Distrital da Segurança Social Ofélia Ramos, com os presidentes das Câmaras Municipais de São Brás de Alportel e de Tavira, Vítor Guerreiro e Jorge Botelho, com António Eusébio, edil sambrasense na altura dos incêndios, os presidentes das entidades coordenadoras das intervenções realizadas, as coordenadoras dos projetos e um largo conjunto de dinamizadores de ações e beneficiários.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Banco Alimentar do Algarve ganha câmara de congelação e mais capacidade de resposta

Uma nova câmara de congelação com capacidade para 20 toneladas de alimentos vai ajudar

Sul Informação

Antigo reitor algarvio preside comissão de avaliação dos fogos de Pedrógão

João Guerreiro, antigo reitor da Universidade do Algarve, é o presidente da comissão técnica

Sul Informação

Haverá dragões na floresta portuguesa? A Tertúlia Farense vai tentar descobrir

«Haverá dragões na Floresta Portuguesa?» é o tema da reunião da Tertúlia Farense do