Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

arriba senhora da rocha_6A zona de acesso interdito no Promontório de Nossa Senhora da Rocha, no litoral de Lagoa, vai ser alargada, na sequência da queda de um troço de muro e arriba que se deu ontem à tarde, revelou ao Sul Informação o responsável pela Proteção Municipal deste concelho.

Vítor Rio Alves acrescentou que, como «medida imediata», será «vedada ao acesso do público quase toda a zona de muro à direita, desde a rampa». «Vamos colocar uma nova vedação no local, bem como sinalizá-lo», disse ainda.

O responsável pela Proteção Civil adiantou que a queda daquela zona de arriba e do muro que ficava por cima já era previsível, mas terá sido precipitada «pelo mau tempo, com muita chuva» e por «pequenos sismos» que tem havido nos últimos dias.

Hoje de manhã, Rio Alves esteve no Promontório da Senhora da Rocha, a avaliar a situação, em conjunto com o presidente da Junta de Freguesia de Porches, o vereador Luís Encarnação, o técnico responsável pelo Departamento de Obras da Câmara de Lagoa e o seu encarregado.

«Estivemos lá a manhã toda, até por volta da uma hora da tarde, e não vi lá nenhuma equipa da APA/ARH», garantiu o chefe da Proteção Civil Municipal de Lagoa.

arriba senhora da rocha_2«Já antes tínhamos avisado a APA/ARH para o risco de derrocada naquela zona, bem como para os riscos em outras zonas do promontório, onde é visível que as rachas nas arribas estão a aumentar. Mas até agora, que eu saiba, não tomaram qualquer decisão», concluiu.

Ao princípio da tarde de hoje, em declarações ao Sul Informação, Sebastião Teixeira, responsável pela Agência Portuguesa de Ambiente/ARH Algarve, tinha assegurado que uma equipa deste organismo se tinha já deslocado ao local, o que, pelos vistos, não terá acontecido.

«Para já, ainda não posso dizer que medidas serão tomadas em concreto, uma vez que a situação está a ser avaliada», acrescentou Sebastião Teixeira.

A derrocada afetou uma zona com cerca de dois metros de largura de muro e da arriba que lhe ficava por baixo, não causando danos materiais na capela que fica junto, nem quaisquer vítimas.

sulinformacao

Também poderá gostar

banho de mar ferragudo (4)

310 pessoas foram “ao banho” em Ferragudo

310 pessoas, um «número recorde», participaram, esta segunda-feira, 1 de Janeiro, no XII Banho

Sul Informação

Alunos de música de todo o país aperfeiçoaram a sua arte em Lagoa

Alunos e professores de escolas de música de todo o país juntaram-se em Lagoa

Sul Informação

Arriba que ameaçava cair na Praia do Alemão foi desmontada esta manhã

Uma arriba que ameaçava cair na praia do Barranco das Canas, mais conhecida como