A nova linha «Proteção 24» da Câmara de Portimão, que facilitará o contacto entre os munícipes e o serviço de Proteção Civil municipal, já está em funcionamento desde terça-feira. Este serviço público está disponível 24 horas por dia e funciona através do número de telefone 808 282 112.
A linha azul agora lançada tem «um custo partilhado com o Município de Portimão de 0,07 euros mais IVA, no primeiro minuto, e um custo inferior nos seguintes, de qualquer rede fixa ou móvel», revelou a Câmara de Portimão.
O atendimento é assegurado pela Sala de Operações e Comunicações do Centro Municipal de Proteção Civil e Operações de Socorro, serviço responsável por encaminhar a situação para a unidade orgânica do Município de Portimão e/ou entidades locais com responsabilidade na resolução/resposta à situação identificada.
«O cidadão, enquanto primeiro agente de proteção civil, tem desta forma à sua disposição uma linha única de notificação de situações de perigo/risco coletivo, através da qual pode reportar problemas que encontre na via pública que possam colocar em risco pessoas e bens», explicou.
A autarquia exemplifica alguns dos tipos de situações que justificam o uso desta linha, nomeadamente a comunicação de «roturas de água ou situações de necessidade de apoio social, pedidos de informações sobre eventuais avisos meteorológicos ou de saúde pública, bem como de proteção civil, como é o caso do índice de risco de incêndio para efeitos de queima de sobrantes agrícolas».
«Na procura de uma resposta mais célere e ao longo das 24 horas do dia, esta linha apresenta-se como uma alternativa simples, rápida e segura a toda uma lista de contactos de entidades diversas com competências no espaço público, obtendo o munícipe a partir de um único número o devido encaminhamento da sua preocupação», segundo a Câmara.
Mas, alertam, a linha azul do município «não substitui o Número Nacional de Emergência – 112, para onde devem continuar a ser estabelecidos todos os contatos em situação de emergência, no âmbito da proteção e socorro».