Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

EMARP_2O Partido Socialista de Portimão considera o comunicado do PSD sobre o caso Urbis/EMARP como «um conjunto insustentado de chavões e frases feitas, onde não existe lugar à demonstração do que é dito, nem preocupação em abordar de forma profunda e séria esta temática».

No seu comunicado de sábado, os social-democratas portimonenses classificaram o processo de extinção da Urbis e as questões laborais daí decorrentes como um «desastre completo».

Fazendo referência à notícia revelada em primeira mão pelo Sul Informação, do abaixo-assinado de mais de metade dos trabalhadores da EMARP, contra alegados «desequilíbrios» na integração de trabalhadores da Urbis, o PSD disse que «a internalização e externalização de funcionários daquela empresa do sector empresarial local, bem como a sua “liquidação”, é uma confusão e, quiçá, com diversos problemas jurídicos que devem ser alvo de análise».

Ora, num comunicado divulgado esta manhã, o presidente da Comissão Política Concelhia de Portimão do PS acusa o PSD de «disparar em todas as direções com pólvora seca e, não havendo naturalmente alvos para atingir, fica-se por cortinas de fumo que apenas servem a sua estratégia de mostrar que existe».

João Vieira considera que é isso que «acontece quando [o PSD] lança suspeitas sobre o processo, ignorando que este tem estado a ser acompanhado pelas estruturas sindicais representativas dos trabalhadores», ou «quando acena com a necessidade de fiscalização por parte da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), ignorando que foram precisamente as consultas feitas à ACT sobre o processo de externalização na EMARP que inviabilizou outra solução que não a agora concretizada».

Em resposta, Hélder Renato Rodrigues, novo presidente dos social-democratas portimonenses, diz que, em relação à intervenção da ACT, «parece que o PS confunde acompanhamento e fiscalização ao processo que agora está a decorrer com consulta no início desse procedimento».

«Mantemos que iremos solicitar à ACT esse acompanhamento e agora, uma vez que foi tornado público que existiu uma consulta à ACT, solicitaremos os documentos submetidos a essa entidade no âmbito da consulta efetuada “a priori” por parte da EMARP/Urbis ou Câmara Municipal», acrescenta.

O PSD é, neste momento, a único dos grandes partidos que não está representado na vereação da Câmara de Portimão, já que Pedro Xavier, que tinha sido eleito como vereador e era na altura líder dos social-democratas locais, depressa se passou para o lado do PS, viabilizando a maioria socialista no executivo e, com isso, perdendo a confiança política do seu partido, do qual, aliás, está suspenso por dois anos.

Assim sendo, o PSD foi a único partido a não participar, ontem, na reunião extraordinária sobre o caso Urbis/EMARP, na qual estiveram presentes a presidente Isilda Gomes, os vereadores permanentes Castelão Rodrigues, Ana Figueiredo e Pedro Xavier, e ainda os três vereadores da oposição, João Vasconcelos (Bloco de Esquerda), José Pedro Caçorino (Servir Portimão) e Nelson Freitas (CDU).

Não acompanhando de perto o caso, resta aos social-democratas tentar fazê-lo através de reuniões com as partes envolvidas. A primeira delas, com os sindicatos, terá lugar hoje, 7 de Janeiro. Também nesta quarta-feira, seguiu, segundo revela Hélder Renato, um email para a presidente do conselho de administração da EMARP, a também presidente da Câmara Isilda Gomes, a solicitar uma reunião.

«O PSD de Portimão assume uma Oposição responsável. Quer acompanhar e ser esclarecido sobre o procedimento, para depois poder contribuir para a solução. Por isso, solicitou diversas reuniões com as entidades intervenientes em vez de, como afirma o PS de Portimão, utilizar apenas chavões», diz.

sulinformacao

Também poderá gostar

Janeiras em Portimão

Portimão vai cantar as Janeiras e não faltará bolo rei e jeropiga

As Janeiras vão soar na alameda da Praça da República, em Portimão, no sábado,

Sul Informação

Vereador eleito pelo PS em 2013, candidata-se a Vila do Bispo como independente…com apoio do PSD

Entrou na política pela mão do antigo presidente da Câmara Gilberto Viegas (PSD), foi

Sul Informação

Área Desportiva da Praia da Rocha ganha academia de futevólei e recupera campo de basquetebol

Uma academia de futevólei, que funcionará às 18h00 de terças e quintas-feiras, e a