O PSD/Faro elogiou «o esforço e o empenho da autarquia farense na tentativa de estancar e inverter a tendência de desertificação e degradação que se tem assistido nas últimas décadas na Baixa de Faro», ao criar as Áreas de Reabilitação Urbana na Baixa de Faro «Cidade Velha», «Mouraria» e «Zona Ribeirinha».
Nestas três zonas, foram contabilizadas mais de duas centenas de imóveis devolutos, o que «vai permitir que exista um conjunto de incentivos ao nível de IRC, IVA e taxas urbanísticas para os prédios que sejam reabilitados e posteriormente ocupados».
O PSD salienta ainda a estratégia de reabilitação e revitalização urbana, num programa a desenvolver em parceria com a Universidade do Algarve para ocupação destes imóveis por parte da comunidade académica e a iniciativa “Ativar a Baixa!”, que procura atribuir junto de jovens empresários a ocupação de lojas devolutas na Baixa farense a custos controlados
«Com estas medidas esperamos que seja possível trazer mais gente, mais juventude e mais animação a zonas na baixa cidade que atualmente se encontram fortemente envelhecidas e desertificadas. Temos a convicção de que esta é uma matéria que não trará resultados no imediato, pois ainda há um longo caminho a percorrer, a que se juntam as fortes dificuldades da atual conjuntura económica e financeira tanto da autarquia como do país», ilustrou o PSD/Faro.
Para já, acreditam, «foram dados passos seguros rumo a uma nova dinâmica para termos em Faro uma malha urbana mais coesa e mais ordenada».